Topo

Juca Kfouri: Estamos diante de um espetáculo mundial de irresponsabilidade

Do UOL, em São Paulo

06/09/2021 16h33

Jogadores argentinos que chegaram ao Brasil sem quarentena por estarem na Inglaterra menos de 14 dias antes e ainda sob a acusação de preenchimento errado de formulário, jogo interrompido com a bola rolando por eles estarem em campo no jogo com a seleção brasileira e a demora da Anvisa, que não tomou providências antes a fim de evitar a cena ocorrida na Neo Química Arena, pelas Eliminatórias Sul-Americana.

No podcast Posse de Bola #158, Juca Kfouri comenta o episódio ocorrido ontem (5) durante o jogo entre Brasil e Argentina, considera que não houve 'mocinho' na história e questiona com quem teria sido o acordo no qual os dirigentes de Brasil, Argentina e Conmebol tinham como base para a realização do jogo mesmo com estando em campo jogadores que não poderiam.

"No episódio de Itaquera não tem mocinhos, porque, evidentemente, a Anvisa falhou ao não tomar todas as medidas que deveria ter tomado na sexta-feira, quando os argentinos chegaram ao Brasil, evidentemente os argentinos também, ao omitirem a situação de quatro de seus jogadores também falharam, e tivemos a apoteose na interrupção do jogo com o jogo já em andamento. Não dá para você tirar ninguém e dizer 'esse aqui salvou a pele'", diz Juca.

"É claro que a lei tem que ser cumprida, isso aí é fora de qualquer discussão, mas também é claro que a gente precisa descobrir quem foi do governo que autorizou numa conversa, ao que tudo indica, havida entre a CBF, a Conmebol e o governo, que os quatro pudessem ir a Itaquera e pudessem jogar. Falta a gente saber quem foi o responsável por isso. Fosse nos tempos do Caboclo, a gente desconfiaria do presidente da República", completa.

Juca afirma que há uma série de irresponsabilidades no campo esportivo, citando as consequências da Copa América, da Eurocopa e também dos Jogos Olímpicos, que ainda aponta a ironia pela ação da Anvisa enquanto o presidente promove aglomerações sem máscara.

"Nós estamos diante de um espetáculo mundial de irresponsabilidade. Fala-se já que a tal variante Mu foi trazida para o Brasil pelos colombianos durante a 'Cova América', mas ao mesmo tempo as autoridades sanitárias inglesas não têm dúvida em dizer que o final da Euro, em Londres, disseminou a pandemia na cidade, Tóquio está em estado de alerta e as autoridades japonesas dizem que por causa das Olimpíadas, e assim a humanidade vai vivendo de irresponsabilidade em irresponsabilidade porque o show não pode parar", diz Juca.

"Pegar os quatro também como os bodes expiatórios em um país em que o presidente da república não respeita as recomendações sanitárias e também a Anvisa não faz nada em relação a isso é uma coisa que nos deixa todos profundamente envergonhados e frustrados", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.