Topo

Mauro Cezar: Tite levou de vez a seleção brasileira ao 'saber sofrer'

Do UOL, em São Paulo

03/09/2021 14h00

Diante do Chile em Santiago, o Brasil venceu por 1 a 0 e manteve sua série de vitórias consecutivas pelas Eliminatórias Sul-Americanas, atingindo a sétima em sete jogos para se colocar em uma posição confortável na classificação em busca da ida à Copa do Mundo do Qatar, mas a atuação do time comandado por Tite foi criticada em um jogo no qual a posse de bola foi chilena, enquanto a seleção brasileira buscava explorar contra-ataques.

No podcast Posse de Bola #157, Mauro Cezar Pereira afirma que o técnico Tite adotou o 'saber sofrer' na seleção brasileira com a forma escolhida para atuar diante de um adversário que está muito enfraquecido atualmente.

"O time do Chile atual é horroroso, um adversário que dá pena, é impressionante como caiu o Chile, não se renovou. E contra essa seleção risível o Brasil joga daquela maneira, o Tite levou de vez à seleção brasileira o 'saber sofrer', o masoquismo futebolístico. 'Estamos aqui para sofrer. Mas quem é o adversário? É o Chile, mas venceremos sofrendo'. Não dá, gente. Um negócio deplorável o jogo de ontem", completa.

O jornalista reprova a manutenção de Neymar durante toda a partida mesmo com uma atuação ruim, além de criticar a escalação de jogadores fora de suas posições originais, como Vinícius Júnior e Gabigol.

"É inexplicável a permanência do Neymar até o final do jogo, não tem explicação. A utilização de jogadores fora de posição, o Vinicius Junior nunca é escalado e ele põe o garoto para jogar de segundo lateral esquerdo, na segunda linha ali, marcando. Numa terceira linha imaginária, que tinha os zagueiros, os volantes, e ele perdido, coitado. Você olha o mapa de calor do Vinícius Junior e ele participou mais do jogo no campo de defesa do que no campo de ataque e o Gabigol também", diz Mauro.

"O Gabigol era um ponta direita para ficar ali atacando aquele setor. Algum defensor incondicional do Tite dirá que ele jogou na direita como joga no Flamengo, mas no Flamengo ele joga na direita com liberdade para trocar de posição, para vir por dentro, para fazer aquele movimento da ponta para o meio, a famosa diagonal, buscando o espaço para finalizar, ele circula, olhe o mapa de calor do cara. Na temporada o Gabigol aparece em vários setores do ataque, prioritariamente no campo ofensivo, ontem ele apareceu mais no campo de defesa, e o adversário não era uma poderosa seleção, era esse Chile fraquinho", completa.

Mauro Cezar chama a atenção para o que ele escreveu em seu blog, no UOL, sobre como Tite consegue desagradar o torcedor mesmo vencendo e com a seleção brasileira fazendo uma campanha com sete vitórias em sete jogos disputados nas Eliminatórias Sul-Americanas.

"Atuação de ontem é muito ruim não só porque os jogadores não foram bem, ela é muito ruim e eu acho deplorável pela maneira como essa comissão técnica pensa futebol, e o abraço final simboliza de fato o que eles acham. O Brasil ganhou os sete jogos, eu até escrevi sobre isso no blog, o Tite consegue uma proeza, ganhar todos os jogos e desagradar", diz Mauro.

"Como é que ele consegue isso? Ganha todos os jogos e desagrada, porque os adversários são horrorosos, o futebol sul-americano de seleções está em uma fase péssima, os times são muito ruins, até a Argentina, que ganhou a Copa América e derrotou o Brasil muito abaixo do que poderia e deveria ser uma seleção da argentina", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.