Topo

Podcast

Futebol Sem Fronteiras

O jogo por trás do jogo. Com Jamil Chade e Julio Gomes


Futebol sem Fronteiras #15: O que há por trás do clássico Arsenal x Chelsea

Do UOL, em São Paulo

19/08/2021 16h05

O Campeonato Inglês está apenas em sua segunda rodada, mas já tem um clássico neste fim de semana para apimentar esta reta inicial. No domingo, (22), o Arsenal recebe o Chelsea no Emirates às 12h30 (horário de Brasília), em duelo com acompanhamento ao vivo do Placar UOL. Os times londrinos colocam em campo uma rivalidade que se acentuou nos últimos anos, principalmente após o aporte financeiro trazido pelo bilionário russo Roman Abramovich aos Blues.

No podcast Futebol sem Fronteiras #15 (ouça na íntegra no episódio acima), o colunista Julio Gomes e o correspondente internacional Jamil Chade receberam João Castelo Branco, correspondente internacional dos canais ESPN/Fox, como convidado especial deste episódio. Eles conversaram sobre o clássico londrino e a expectativa para este duelo.

João explicou como a rivalidade entre Arsenal e Chelsea cresceu nos últimos tempos. "Hoje em dia, é uma das maiores rivalidades não só de Londres como do futebol inglês. Ela só começou a pegar fogo para valer na época de 2000 e pouco, quando chegou José Mourinho, o Abramovich com dinheiro para o Chelsea. O maior adversário do Arsenal é o Tottenham, dois times do norte de Londres. O Chelsea fica no sudoeste e tem os rivais locais, mas também via o Tottenham como grande rival", contextualizou, lembrando que o treinador 'esquentava' o clima com declarações polêmicas.

Para quem considera o Chelsea 'novo rico' de forma pejorativa, Jamil trouxe um dado histórico interessante. "O Abramovich muda a cara do Chelsea e você tem no clube o sinônimo de um novo rico. Isso é fato. E você tem no Arsenal a tradição. Mas, nos anos 30, o Arsenal também foi acusado de ser um novo rico, aquele time que chega e compra todo mundo. É curioso como essa posição mudou ao longo da história", destacou.

"Quando o Abramovich chegou, o Arsenal estava muito bem com o {Arsène] Wenger [ex-treinador da equipe]. O Manchester United dominou por um tempo e a rivalidade era com o Arsenal. Abramovich e Mourinho chegaram para incomodar, e muito. Naquela época, o Chelsea causa muito problema para o Arsenal. A quantidade de gols que o Drogba fazia era uma tristeza", disse João. O atacante marfinense é o maior artilheiro do clássico, com 13 gols.

João também ressaltou que o clássico envolve uma rivalidade não apenas entre os dois clubes, mas também as regiões de Londres onde se situam. "Nessa época, aumentou uma rivalidade que já existia e virou algo muito intenso, de torcedores se detestarem. O norte de Londres é uma região de intelectuais, artística, de esquerda; o sudoeste é um pouco mais chique, de direita. Essas divisões aumentam as rixas entre as torcidas. E o Mourinho era um cara que provocava todo mundo. Virou uma rivalidade que, quando tem Arsenal e Chelsea, todo mundo para", destacou.

O correspondente dos canais ESPN/Fox ainda falou sobre os favoritos ao título da Premier League. Atual vencedor da Liga dos Campeões, o Chelsea aparece forte na briga. Já o Arsenal... "Com a chegada do Lukaku, atacante belga que foi anunciado nessa semana, o Chelsea está sendo considerado como um dos favoritos, sem dúvida. Tem muita gente apostando neles, seguido do Manchester City. O legal dessa temporada que começou agora é que, depois de muito tempo, a gente vê uma possibilidade real de uma briga de mais times. Talvez você coloque quatro nessa lista. O Manchester United se reforçou muito também, e tem o Liverpool, que não se reforçou muito, mas é um time forte. E sempre vem um querendo beliscar. O Arsenal é um time de meio de tabela, passando por uma reformulação", completou João.

Ouça o podcast Futebol sem Fronteiras e confira também a discussão sobre as mudanças ocorridas no futebol inglês nos últimos anos, principalmente em relação ao combate à violência entre torcedores e à elitização do público presente aos estádios da Premier League.

Não perca! Acompanhe os episódios do podcast Futebol sem Fronteiras todas as quintas-feiras às 15h no Canal UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as? plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Futebol Sem Fronteiras, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts e Youtube —neste último, também em vídeo.