Topo

Mauro Cezar: Vasco vai pegar um São Paulo abalado, tem grande oportunidade

Do UOL, em São Paulo

27/07/2021 04h00

Após a estreia do técnico Lisca com goleada diante do Guarani, o Vasco tem amanhã o primeiro jogo pelas oitavas de final da Copa do Brasil diante do São Paulo, que vem de uma derrota por 5 a 1 para o Flamengo e está na zona de rebaixamento do Brasileirão.

No podcast Posse de Bola #146, Mauro Cezar analisa a chegada de Lisca ao clube cruzmaltino e vê o confronto com o São Paulo como uma grande oportunidade na temporada, dado o momento de baixa do adversário enquanto o Vasco tem resultado positivo no jogo anterior e técnico novo, enquanto tenta subir na classificação da Série B.

"Eu acho que o Vasco está diante da sua grande oportunidade da temporada, porque é um confronto com um time de Série A, o Vasco está na Série B, e acontece no momento em que chega um novo técnico e uma resposta imediata. O time do Vasco, o elenco do Vasco para a Série B, é um elenco até bom, o Vasco tem a obrigação até de fazer melhor do que está fazendo na Série B, o Marcelo Cabo não funcionou. O Lisca conhece bem esse tipo de campeonato", diz Mauro Cezar.

"Para o Vasco é uma grande oportunidade, vai pegar um São Paulo obviamente abalado, ninguém toma de 5 a 1 e chega três dias depois e beleza. Não fica tranquilo, time grande não pode tomar goleada, toma goleada você tem aí alguns efeitos colaterais. Para o Vasco eu acho que pode ser uma boa oportunidade de conseguir fazer um brilho na temporada jogando contra um adversário, um rival, de primeira divisão. Então eu acho que esse jogo ganha aí uma atenção especial", completa.

O jornalista afirma que os resultados dos jogos mais recentes dos dois clubes mudam o panorama para o duelo em relação ao período no qual houve o sorteio que definiu o encontro entre São Paulo e Vasco.

"Se nós pensássemos esse jogo antes do que aconteceu essa semana, com a troca de técnico do Vasco, a vitória expressiva em cima do Guarani e a derrota que o São Paulo sofreu diante do Flamengo, acho que o olhar para esse jogo muda bastante", diz Mauro.

Ele também considera que Lisca acerta ao aceitar o convite para comandar o Vasco e lembra que Mano Menezes conseguiu mudar o patamar de sua carreira quando assumiu o Corinthians na Série B.

"Lisca fez o certo, ele não é louco e nada de ter aceitado o Vasco. A brincadeira, a piada dos rivais pode até fazer sentido como piada, mas para o Lisca é uma tremenda oportunidade. O que fez o Mano Menezes quando estava no Grêmio e foi treinar o Corinthians na Série B? A mesma coisa", diz Mauro.

"Ele tinha Grêmio no currículo e foi resgatar o Corinthians. Se o Lisca subir bem com o Vasco, lembrando que na última vez que o Vasco jogou a Série B, ele liderava nessa altura do campeonato e terminou se classificando na última rodada, com a torcida furiosa no Maracanã no jogo com o Ceará", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.