Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Rogério Ceni sai menor do Flamengo mesmo com os títulos

Do UOL, em São Paulo

13/07/2021 04h00

Rogério Ceni foi demitido pelo Flamengo na madrugada do último sábado (10) depois de uma passagem que durou oito meses e teve títulos como o do Campeonato Brasileiro de 2020, além da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca, além de algumas marcas deixadas no time, como a escalação de Willian Arão de zagueiro e a de Diego como volante, ao mesmo tempo em que alguns fatores causaram críticas ao treinador.

No podcast Posse de Bola #142, Arnaldo Ribeiro afirma que Ceni repetiu no Flamengo, guardadas as proporções, um pouco do que fez sua passagem pouco duradoura pelo Cruzeiro, neste caso não com problema em relação aos jogadores, mas em relação ao ambiente em geral do clube rubro-negro, considerando que ele sai da Gávea menor do que chegou.

"Se você for comparar o período em que ele foi contratado, saindo do Fortaleza, do segundo tralho no Fortaleza, ele sai menor mesmo com os títulos. É curioso, porque se você pegar um Campeonato Brasileiro com a assinatura dele, um estadual que é meio a obrigação, mas ele ganhou, e o confronto com o Palmeiras que ele ganhou, o time ganhou nos pênaltis, se você pegar o currículo, ninguém viu o trabalho, ninguém sabe dos bastidores, pegar só o papel, Rogério Ceni no Flamengo, três campeonatos, diz Arnaldo.

"Ele sai na verdade, na minha opinião, com a mesma impressão que ele saiu do Cruzeiro, salvo algumas situações específicas de Cruzeiro e Flamengo, o Cruzeiro já era um barco furado, o Flamengo não é um barco furado, mas com a dificuldade absoluta de relacionamento, da coisa do ambiente. O ambiente não é só com os jogadores, ele tentou construir com os seus principais jogadores do Flamengo, até com algumas contradições, um ambiente que o sustentasse, mas se esqueceu do entorno", completa.

O jornalista afirma que Rogério Ceni mostrou sua capacidade como treinador, mas precisa trabalhar a relação com o ambiente e a sua comunicação, considerando também que será difícil que ele tenha espaço em um clube grande em um curto prazo.

"Essa dificuldade do Rogério em criar ambiente em clube grande, as questões das entrevistas, dificuldade de assumir erros, em um clube grande, onde você tem que dar entrevista todo dia, todo jogo, é uma coisa que ameaça a carreira dele em clube grande. Ele é um bom treinador e ele trabalha para caramba, isso já está claro", diz Arnaldo.

"Qual outra oportunidade que ele vai ter em um clube do tamanho do Flamengo ou próximo ao Flamengo? Se ele queimou, até por conta da sua inabilidade de lidar com as coisas, com a torcida do São Paulo. Palmeiras e Corinthians ele não vai dirigir, Grêmio e Inter trocaram treinadores recentemente, algum outro clube do Rio? Fluminense? Não sei, acho pouco provável, então onde ele vai se encaixar aqui? Candidato à seleção brasileira, que ele já chegou a ser na época do Fortaleza? Não é também. Acho que ele tem que pegar esse tempo para cuidar da saúde, da cabeça e planejar como ele vai voltar ao futebol", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL