Topo

OPINIÃO

Juca: Chuteira verde de Jô só acrescenta ao momento ridículo do Corinthians

Do UOL, em São Paulo

21/06/2021 19h02

O Corinthians empatou com o Bahia pelo Campeonato Brasileiro em um jogo de poucas oportunidades de gol para os dois times e o que se destacou dentro de campo foi a chuteira do centroavante Jô, que causou críticas de torcedores que reclamaram da cor verde, assim como a direção do clube, que decidiu multar o jogador, que se defendeu alegando que o material era na cor azul turquesa.

No podcast Posse de Bola #136, Juca Kfouri afirma que a preocupação maior do Corinthians hoje é com o nível do futebol apresentado pelo time dentro de campo e a perspectiva para o Campeonato Brasileiro, mas o episódio da chuteira se soma como mais um entre tantas questões discutíveis do clube atualmente.

"Claro que a situação do Corinthians disputar um campeonato para não cair é o que mais preocupa, o Corinthians está com cinco pontos em cinco jogos, alguém dirá que está muito melhor que o São Paulo. É verdade, está em 11º lugar, que é o objetivo do Corinthians, ficar por ali, mas cinco pontos em cinco jogos como média é um ponto por jogo, 38 pontos ao final do campeonato cai. Tem que ter no mínimo 43, o Fluminense para não cair em 2009, se não me engano, teve 46 pontos. Então essa é a preocupação do Corinthians, diz Juca.

"A chuteira verde do Jô acrescenta apenas o momento ridículo por que passa o Corinthians. No sábado 6 mil pessoas foram à frente do Parque São Jorge, com cânticos agressivos, prometendo matar se cair, o Jô sendo um dos alvos do protesto e aí ele me aparece de chuteira verde. É claro que o torcedor mais frio dirá 'puxa vida, qual é a importância disso? Vai dar importância ao fato de ser uma cor verde?'. Você precisa obedecer a certas tradições que existem no futebol", completa.

Juca cita as restrições à cor verde na própria construção da Neo Química Arena, com a busca até por um gramado que não fosse na cor do rival Palmeiras, assim como a tradição de cores em outros clubes, como o Grêmio, que proíbe o uso do vermelho em seu uniforme e na sua arena.

"Houve um momento da construção da Arena Corinthians em que o responsável pela construção fez uma consulta a um jardineiro inglês em busca de uma grama cinza. Queria fazer um gramado cinza no Corinthians, mandou trocar a vidraçaria da entrada da arena porque quando batia sol esverdeava. Você dirá que essa sim é uma preocupação que extrapola, custou um dinheiro trocar os vidros", diz o jornalista.

"Mas você usar uma chuteira verde quando houve já casos no futebol brasileiro em que a Coca-Cola ficou preta porque o Grêmio não podia por em vermelho no seu uniforme, que é cláusula do estatuto do Grêmio, não entra vermelho no uniforme, no estádio, em nada. É um desrespeito, é um desrespeito ao torcedor mais raiz, é impensável. Agora, isso revela, a exemplo do que está acontecendo no Palmeiras, de jogadores que vão para a balada, o que revela uma diretoria omissa, a chuteira verde do Jô é da mesma maneira. Não teve ninguém que olhasse para ele e dissesse: Jô, pelo amor de Deus, não crie caso", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.