Topo

OPINIÃO

Juca: Flamengo não tem condição moral de exigir paralisação do Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

11/06/2021 19h11

O Flamengo será o clube com mais desfalques causados pela Copa América, já que não poderá contar com os convocados Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabigol e Isla. Com isso, o clube quer a paralisação do Campeonato Brasileiro enquanto acontece a disputa do torneio de seleções e acionou o STJD após não ter seu pedido aceito pela CBF.

No podcast Posse de Bola #133, Juca Kfouri afirma que o Flamengo hoje tem razão em reclamar, ao mesmo tempo em que não tem condição moral por todas as medidas que vem tomando desde o início da pandemia, inclusive com seus dirigentes querendo a volta do público aos estádios.

"Veja a que ponto nós chegamos. Quando se age de maneira irresponsável, como a direção do Flamengo, do senhor Landim, vem agindo desde o começo desta pandemia. Em tese, o Flamengo tem toda a razão, toda a razão, porque nós já cansamos de dizer que não faz nenhum sentido que a seleção brasileira jogue e os clubes permaneçam jogando. Não é a primeira e não será a última vez, é a milionésima, que um clube é prejudicado pela seleção brasileira. Seja por causa das convocações, seja por causa de lesões", diz Juca.

"Mas se há alguém que não tem moral para fazer a medida que o Flamengo está fazendo no STJD, é exatamente o Flamengo, por ser cúmplice disso tudo desde o início. Agora que lhe dói no calo de maneira dilacerante, o Flamengo toma a atitude que o bom senso determina", completa.

O jornalista não acredita que os dirigentes rubro-negros tenham sucesso na tentativa via STJD, mas vê a ação mais como uma forma de dar resposta ao torcedor.

"Isso não deve prosperar, evidentemente, porque não faz parte dos usos e costumes deste estúpido futebol brasileiro e porque o Flamengo não tem a menor condição moral para exigir que isso aconteça. O ideal seria uma situação de força, dizer 'o Flamengo não entrará em campo, resolvam'. Vão punir o Flamengo? Vão derrubar o Flamengo para a segunda divisão? Não acredito. Mas não fará, está fazendo apenas para dar satisfação ao seu torcedor, este sim justamente indignado com os prejuízos que o Flamengo enfrentará", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.