Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Copa América só com os que atuam no Brasil seria o fim da picada

Do UOL, em São Paulo

04/06/2021 18h14

Com a revelação de jogadores que atuam no futebol europeu insatisfeitos com a CBF e sob a ameaça de não jogarem a Copa América, surgiu a possibilidade de uma seleção brasileira apenas com aqueles que atuem no Brasil, com um problema a mais no caso, que é o fato de o Campeonato Brasileiro deste ano não ser interrompido durante a realização do torneio de seleções.

No podcast Posse de Bola #131, Arnaldo Ribeiro afirma que seria absurda a hipótese de uma seleção com jogadores que atuam no futebol brasileiro sem a interrupção do Brasileirão. Para o jornalista, este seria mais um reforço para a queda de popularidade da seleção brasileira entre os torcedores dos clubes.

"É inadmissível a possibilidade, sequer a possibilidade aventada de termos Copa América no Brasil só com jogadores que atuam no Brasil, concorrendo com o Brasileirão. Seria o fim da picada a presença de um torneio de 28 partidas durante um mês desfalcando todos os times do principal campeonato do país, que é de fato o que interessa", afirma Arnaldo.

"O torcedor não consegue imaginar o que pode ser no campo a eventual dupla Neymar e Gabigol porque ele está preocupado se o Gabigol vai desfalcar o Flamengo e por quantos jogos. Se fosse só seleção brasileira dos que atuam no Brasil, imagine o Flamengo, seria o time inteiro do Flamengo talvez. Não dá, teria que parar o Campeonato Brasileiro por um mês", completa.

Arnaldo afirma que a situação também ficaria complicada para os próprios dirigentes da CBF, considerando também a falta de datas no calendário atual para uma paralisação do Campeonato Brasileiro.

"Tem muita coisa envolvida nesse momento de fragilidade da CBF completo. Imagine a CBF nessa situação, atleta do exterior não vai atuar, então vamos convocar só jogador daqui, mas eu não posso parar o Brasileirão. O que eu faço? As sedes da Copa América já foram meio escolhidas de uma forma a não atrapalhar o Brasileirão, em tese", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.