Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Neymar deixou de ser um ídolo nacional como ele já foi

Do UOL, em São Paulo

29/05/2021 04h00

Envolvido em nova polêmica fora dos gramados, sob a acusação de assédio sexual que foi apontada pela Nike como motivo para o rompimento do contrato de patrocínio, Neymar vem de uma temporada na qual não conseguiu levar o Paris Saint-Germain a grandes conquistas, como a Liga dos Campeões e o Campeonato Francês, no qual o clube perdeu o título para o Lille, que tem uma condição financeira e de elenco muito inferior.

No podcast Posse de Bola #129, Arnaldo Ribeiro afirma que Neymar não deu o passo que outros grandes jogadores deram na carreira para atingir o máximo de sua capacidade como jogador. Na opinião do jornalista, o brasileiro tem perdido a condição de ídolo dos mais jovens e apenas uma conquista da próxima Copa do Mundo coma seleção brasileira poderia fazê-lo recuperar o prestígio dentro de campo.

"Neymar já está em uma fase da carreira que você sabe que não dará esse passo e acho que ele tem uma situação, eu acho que uma última cartada, digamos assim, é uma última cartada mesmo, que é uma questão de possibilidade eventual de ganhar um título mundial, de Copa do Mundo, pela seleção brasileira e ainda assim a gente medir como será essa questão da idolatria, se ele conseguir tal feito", diz Arnaldo.

"Eu acho que em termos de clubes, protagonismo, o Mauro dissecou muito bem essas últimas temporadas, dessa estagnação futebolística, eu chamo de estagnação futebolística, há algum tempo, no mesmo estágio, mas resta aquela coisinha que, convenhamos, é muito difícil hoje a gente imaginar que a seleção brasileira, sem jogadores do nível técnico do Neymar, das gerações próximas, consiga tal situação. Mesmo assim, eu acho que ele deixou de ser completamente um ídolo nacional, dos moleques, das crianças e tudo o mais, como ele já foi e hoje eu acho que esse passo que outros grandes ídolos do futebol deram, uns mais demorados, outros nem tanto", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.