Topo

ANÁLISE

Mauro: Não há chance hoje de Renato ser especulado internamente no Flamengo

Do UOL, em São Paulo

21/05/2021 18h28

O técnico Rogério Ceni foi mais uma vez alvo de críticas de torcedores do Flamengo após o empate com a LDU pela Libertadores, justamente no momento em que o técnico Renato Gaúcho está livre no mercado, tendo recusado proposta do Corinthians, além de estar morando novamente no Rio de Janeiro, levantando a hipótese de ele vir a ser treinador do clube pelo qual foi campeão dentro de campo.

No podcast Posse de Bola #127, Mauro Cezar Pereira descarta no momento a possibilidade de Renato ser considerado no Flamengo, mesmo que o time tenha uma sequência ruim de resultados que culminem na saída de Rogério Ceni, o que hoje não é cogitado internamente.

"Não existe rigorosamente nenhuma chance hoje de o Renato Portaluppi ser especulado internamente como técnico do Flamengo. Para essa diretoria do Flamengo desejar o Renato, vai ter que acontecer muita coisa. Primeiro, o desgaste do Rogério vai ter que ser maior internamente e ele sair. Segundo, alguém vai ter que lamber as feridas de 2019", diz Mauro Cezar.

"Renato se desgastou demais com o Flamengo, com parte da torcida e com a diretoria naquele episódio todo do Jorge Jesus. Todas as provocações, tudo o que ele falou e se desgastou também pelo que o seu time apresentou, o time dele foi atropelado, então você está contratando um técnico que o seu técnico amado, o Jorge Jesus, amassou. Tomou uma porrada do Jorge Jesus, 5 a 0, e foi totalmente trucidado e no ano seguinte foi a vez de o Cuca com o Santos passar por cima dele", completa.

O jornalista afirma que Renato não é mau técnico, mas ressalta que as últimas temporadas do Grêmio sob o comando dele não foram boas como ele havia conseguido anteriormente em 2017, quando ganhou a Libertadores e apresentou um futebol elogiado.

"Eu gosto do Renato, nada contra, acho um ótimo personagem, não acho ele mau técnico, mas a fase do Renato é muito ruim. Quem só vê jogo do seu próprio time deve imaginar um Grêmio de 2017, o Grêmio de 2020 e 2021 com o Renato é o Grêmio eliminado pelo Del Valle, que foi eliminado agora já pelo Defensa y Justicia no grupo do Palmeiras. Foi esse Del Valle sem o Miguel Ángel Ramirez que despachou o Grêmio", diz Mauro Cezar.

"O Grêmio do Renato nos últimos tempos não foi nada impositivo, não foi um cartão de visitas para o trabalho dele, então o Renato está vivendo muito mais do nome e de um passado recente e até da sua história no futebol do que ele vem apresentando. Existem rusgas ali dentro do clube que eu acho muito difíceis de serem superadas, vai ter que acontecer muita coisa, tipo, o Rogério ficar insustentável, não tem outro nome e o Renato já está no Rio, o Renato realmente não aceitou a proposta do Corinthians e uma das razões foi o fato de ele querer ficar no Rio", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.