Topo

ANÁLISE

Mauro: Tem certa lógica o São Paulo dar importância ao Campeonato Paulista

Do UOL, em São Paulo

12/05/2021 04h00

Na busca pelo título paulista que não vence desde 2005 e com uma situação confortável na classificação de seu grupo na Libertadores, o São Paulo joga hoje, às 19h, contra o Rentistas, em Montevidéu, e não deverá contar com seu time principal, dando prioridade ao jogo com a Ferroviária pelas quartas de final do estadual na sexta-feira.

No podcast Posse de Bola #124, Mauro Cezar Pereira afirma que a escolha do São Paulo faz sentido devido ao tempo sem conquistar títulos, situação que se difere dos rivais Corinthians e Palmeiras, os últimos dois clubes que ergueram a taça do Campeonato Paulista, além de o time de Hernán Crespo não ter um grupo tão difícil na competição internacional como teve em 2020.

"O São Paulo precisa de um título, eu acho que faz sentido, porque a chave do São Paulo na Libertadores é uma chave fácil, tem dois times apenas que é o São Paulo e o Racing, os outros são ruins, são times que não devem brigar por vaga, então o São Paulo deve se classificar, acho eu, sem muita dificuldade na Libertadores e pode dar uma atenção maior a um campeonato estadual que ele não ganha desde 2005", diz Mauro Cezar.

"Até porque, no estadual o São Paulo, se for campeão, será provavelmente em cima de um rival, há boa possibilidade de acontecer, de eliminar ou bater um rival na final e aí passa a ter um valor maior. Eu acho até normal que seja assim, que o São Paulo não dê pouca importância ao campeonato, cada clube vive o seu momento. Enquanto outros foram campeões várias vezes, os outros três foram campeões, até o Santos, que já está eliminado", completa.

O jornalista afirma que a situação seria diferente se o São Paulo tivesse adversários em seu grupo como teve na edição passada a LDU e o River Plate, que acabaram avançando, mas não vê grandes dificuldades do time brasileiro tendo em sua chave o Racing, o Sporting Cristal e o Rentistas, adversário de hoje.

"Tem uma certa lógica, dá para montar um time bom para o estadual e levar para campo na Libertadores uma equipe forte ainda para ganhar os pontinhos que faltam e se classificar, não vai ser difícil se classificar. Se a chave do São Paulo fosse uma chave muito difícil, como a do ano passado, que tinha a LDU e o River Plate, talvez a escolha da comissão técnica e do clube fosse outra", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.