Topo

ANÁLISE

Mauro: Times com estrutura estão conseguindo se impor na Copa do Nordeste

Do UOL, em São Paulo

11/05/2021 04h00

Bahia e Ceará decidiram mais uma vez a Copa do Nordeste e desta vez o título ficou com o time baiano, que conseguiu a vitória no tempo normal para levar para os pênaltis a disputa e depois levou a melhor também nas cobranças para chegar ao seu quarto título na história da competição regional, que nos últimos três anos teve títulos de Fortaleza, Ceará e Bahia.

No podcast Posse de Bola #124, Mauro Cezar Pereira analisa a Copa do Nordeste e a forma como os clubes que conseguiram se estruturar nos últimos anos têm dominado a disputa regional, seguindo uma tendência mundial no futebol, de ajuste financeiro, investimento e melhores times.

"Não por acaso esses times, Ceará, Fortaleza, Bahia são times que têm gestões melhores do que boa parte dos outros. Você pega o caso hoje dos pernambucanos, o Sport ano passado entrou no Brasileiro acreditando que o rebaixamento era muito difícil de ser evitado, tanto que teve até tatuagem do Jair Ventura. Isso aí dá a noção do qual desesperador era a situação do Sport quando subiu e não caiu, muito graças ao Jair, sem dúvida alguma", diz Mauro Cezar.

"Mas o Ceará e o Bahia, como o Fortaleza, que ficou no meio do caminho na semifinal, são clubes hoje mais organizados, com mais estrutura e para o Bahia foi fundamental porque vinha perdendo direto aí para o Ceará, estava virando freguesia", completa.

O jornalista cita títulos de edições anteriores, de como a competição era mais equilibrada há alguns anos e tem ficado menos com as gestões de Bahia, Ceará e Fortaleza, os três últimos campeões e que estiveram nas semifinais deste ano.

"Se você observar, já tivemos Campinense chegando, Sampaio Corrêa, clubes até com recursos inferiores, na Copa do Nordeste, e agora não, está ficando sempre entre os mesmos ali. É parecido com o que acontece no Brasileiro também. Os times com mais dinheiro, com mais estrutura, mais estruturados, estão conseguindo se impor na Copa do Nordeste, mesmo sendo uma Copa e tendo fases eliminatórias, não é pontos corridos, é mata-mata", diz Mauro.

"Os melhores, os mais organizados, que podem contratar jogadores melhores, estão se destacando, não é coincidência, é meio que uma nova ordem no futebol mundial, nem tão nova assim. Isso está acontecendo na Copa do Nordeste", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.