Topo
ANÁLISE

Mauro Cezar: Uma das cascatas que inventaram é que o Paulista é muito forte

Do UOL, em São Paulo

10/05/2021 20h35

O Santos escapou do rebaixamento no Campeonato Paulista ao vencer na última rodada o São Bento, mas foi o único clube grande a não se classificar para as quartas de final, na pior campanha já realizada pelo Alvinegro no estadual, o que rendeu protestos violentos por parte dos torcedores, que apedrejaram o ônibus santista.

No podcast Posse de Bola #124, Mauro Cezar Pereira afirma que a campanha do Santos no estadual foi um vexame e que o Campeonato Paulista não é forte como muitas vezes é dito quando se compara a competição às de outros estados, classificando como apenas menos fraco.

"Uma das grandes cascatas que já inventaram e ainda há quem defenda é essa de que o Campeonato Paulista é muito forte. Ele é menos fraco, digamos assim, do que os outros, por uma questão óbvia, o estado de São Paulo concentra mais renda, as cidades são mais ricas, os times têm mais dinheiro, então conseguem formar equipes melhores do que os pequenos de outros estados", diz Mauro Cezar.

"A obrigação é você avançar pelo menos, ganhar o campeonato não, claro, você vai enfrentar um rival, um clássico, você pode ser derrotado e é absolutamente normal, perder para o Corinthians jamais será um vexame para os seus rivais, independentemente da fase do Corinthians, pelo peso da camisa, pela tradição e pelo confronto que é outro papo, o clássico tem vida própria. Mas não se classificar é um vexame e o Santos protagonizou um vexame", completa.

O jornalista critica publicação do perfil do Santos nas redes sociais, que destacou o fato de o clube seguir sem nunca ter sido rebaixado, o que diz não ser mais do que a obrigação em um campeonato estadual.

"Achei muito constrangedor, eu que sempre elogio as redes sociais do Santos, pelo trabalho que é muito bem feito, ontem, tirando uma onda: 'nunca caímos'. Não é mais que a obrigação. Nunca caiu, parabéns hein! Na última rodada vocês escaparam do rebaixamento e estão achando legal? Pergunta para o torcedor do Santos se ele acha isso bacana", diz Mauro.

"Um time grande tem condições de montar um elenco melhor mesmo na crise, em relação aos pequenos, e o Santos protagonizou uma vergonha. Ontem era para a rede social do Santos tirar folga. 'Nunca caímos'. Legal, e daí? Essa era a meta do Santos no campeonato? Bem constrangedor. Está fora do campeonato e agora vai jogar contra o Boca, vai tentar sobreviver na Libertadores, o risco de ir para a Sul-Americana é grande também", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mauro Cezar: Uma das cascatas que inventaram é que o Paulista é muito forte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol