Topo

ANÁLISE

Juca: A Copa do Nordeste levou grandes do Ceará e o Bahia a se organizarem

Do UOL, em São Paulo

10/05/2021 20h11

O Bahia conquistou no último sábado (8) a Copa do Nordeste ao derrotar o Ceará nos pênaltis e evitar assim uma terceira derrota para o time cearense na decisão, o que havia ocorrido nas edições de 2015 e 2020, além de chegar ao quarto título da competição, que venceu anteriormente em 2001, 2002 e 2017.

No podcast Posse de Bola #124, Juca Kfouri comenta a conquista baiana e a importância da Copa do Nordeste para que clubes como Bahia e Ceará se organizarem como fizeram nos últimos anos, além de considerar que a competição poderia ser ainda maior se não fosse interrompida entre 2004 e 2009 e de 2011 a 2012.

"Se não fosse o período em que ela foi sabotada, cafajestamente pela CBF e por TV, o diabo a quatro, que interrompeu uma experiência muito bem-sucedida, estariam ainda em um estágio maior. A Copa do Nordeste fez com que esses clubes passassem a ter um campeonato que virasse objeto de desejo do torcedor e os levou a ser organizar da maneira como você vê os dois grandes do Ceará, como você vê o Bahia, que poderia, já planejava estar em um estágio ainda superior", diz Juca.

"Eu sei que olho hoje para esses e, exceção feita ainda ao Sport, que vive de altos e baixos, e eu não vejo nenhum desses três, Fortaleza, Ceará e Bahia como clubes marcados para cair para a Série B no Campeonato Brasileiro de 2021, como você via antigamente, você punha sempre os times do Nordeste entre os cotados para cair. Você não bota mais", completa.

Juca comenta também a rivalidade crescente entre os dois clubes que se enfrentaram na final e critica a briga que ocorreu entre membros dos finalistas ao final do jogo no Castelão.

"De fato, essa é uma rivalidade entre Ceará e Bahia, seria a terceira vez que o Ceará venceria o Bahia numa final, era uma coisa que o torcedor do Bahia não poderia mesmo suportar, os títulos todos já estavam prontos para os jornais '1,2,3… o Bahia é freguês'. Acabou o Bahia ganhando bem o jogo", diz o jornalista.

"Lamentei muito aquele quebra-quebra no final porque estava tudo tão bonito, tudo tão bacana e aquilo foi um sinal ainda de retrocesso do século 19, não é nem do Século 20. Não pode acontecer, aqueles que se envolveram têm que ser punidos gravemente para que não se repita uma cena como aquela e embace um torneio tão legal como é a Copa do Nordeste", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.