Topo

ANÁLISE

Juca: Ao que tudo indica, serão seis brasileiros nas oitavas da Libertadores

Do UOL, em São Paulo

09/05/2021 04h00

Na rodada que concluiu metade da fase de grupos da Libertadores, nenhum time brasileiro saiu derrotado, com Flamengo e Palmeiras vencendo jogos fora de casa, Atlético-MG, Santos e Internacional goleando como mandantes, enquanto Fluminense e São Paulo empatando seus jogos como visitantes, com seis dos sete representantes do país liderando seus respectivos grupos.

No podcast Posse de Bola #123, Juca Kfouri analisa a semana dos brasileiros e o bom início na fase de grupos da competição internacional, considerando a possibilidade de seis clubes se classificarem para as oitavas de final, o que acha mais difícil no caso do Santos, que é apenas o terceiro colocado em seu grupo, atrás de Barcelona de Guayaquil e Boca Juniors.

"É surprendente para mim a campanha dos clubes brasileiros. Tirante o Santos, veja, os outros seis são líderes dos seus grupos, eu não me lembro quando foi que houve uma rodada de Libertadores em que nenhum brasileiro perdeu, cinco venceram, dois empataram e fora de casa, e contra adversários respeitáveis", diz Juca.

"É realmente animador você pensar qual é a perspectiva dos times brasileiros daqui para a frente. Quer dizer, ao que tudo indica, vamos ter seis clubes nas oitavas de final da Libertadores, não é pouco", completa.

Dentre todos os que venceram seus jogos, Juca afirma que não gostou da atuação do Palmeiras, que fez 2 a 1 diante do argentino Defensa y Justicia, e considera a atuação do Internacional convincente nos 6 a 1 sobre o Olimpia, do Paraguai.

"O Palmeiras não atropelou ninguém, o Palmeiras fez um jogo bem médio contra um time esfacelado pela covid-19, ainda se deu ao luxo de tomar gol. Não gostei mais uma vez da atuação do Palmeiras. Os demais, sem dúvida, atropelaram e, tirante o Flamengo, que pegou o adversário mais difícil na altitude e tudo o mais", diz Juca.

"A atuação do Inter foi muito convincente, o Taison reestreou muito bem, o Galhardo jogou muito bem, aquele menino Caio fez um gol de bicicleta espetacular, foi um jogo assim para animar colorado. […] O resultado do São Paulo foi muito bom, quase ótimo, ainda mais depois que ficou com dez jogadores, aliás, em uma expulsão, a meu ver, absolutamente exagerada, não havia por que expulsar o William. Mas foi um bom resultado para o São Paulo, sem dúvida, numa atuação de certa maneira decepcionante", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.