Topo

OPINIÃO

Mauro: Quem tem maior obrigação no Carioca é o Flamengo pelo elenco que tem

Do UOL, em São Paulo

01/05/2021 04h00

Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo inicia hoje as semifinais do Campeonato Carioca diante do Volta Redonda, enquanto o rival Fluminense enfrenta a Portuguesa amanhã, ambos ainda na partida de ida, em busca de vaga na decisão e provavelmente sem contar com seus times principais em campo devido aos jogos da Libertadores no meio de semana.

No podcast Posse de Bola #121, Mauro Cezar Pereira afirma que o Flamengo é o clube que tem a maior obrigação de avançar à final do estadual devido ao elenco mais farto e o investimento feito no time, que tem mesclado jogos com seu time reserva e alguns titulares atuando em parte das partidas, mas o Fluminense também tem condições de passar mesmo atuando sem o time titular.

"O Flamengo tem o elenco melhor que o Fluminense, obviamente o Flamengo tem mais obrigação, mas os dois têm que passar, o Fluminense contratou um caminhão de jogadores agora, são duas partidas, agora, ambos têm jogos pela Libertadores, então, vão ter que analisar bem o que vão fazer", diz o jornalista.

"Quem tem uma obrigação maior e tudo o mais, pelo elenco que tem e pelo investimento logicamente é o Flamengo, porque os dois adversários são mais ou menos equivalentes. Creio que os dois passem, dois jogos, a chance é bem grande de Flamengo e Fluminense conseguirem avançar", completa.

Mauro afirma que a participação dos dois clubes na Libertadores pode ter influência na montagem dos times comandados por Rogério Ceni e Roger Machado nas semifinais do Carioca, mas considera que o fato de a disputa ser em dois jogos é algo que pesa a favor dos clubes grandes nos confrontos com Volta Redonda e Portuguesa.

"A questão é a Libertadores, porque nos jogos de volta, se eles precisarem de resultado e tiverem tropeços na Libertadores no meio de semana, o Fluminense em Barranquilla, o Flamengo em Quito, talvez tenham que de novo pensar na Libertadores na outra rodada e colocar um time mais fraco, mas se conseguirem bons resultados na Libertadores, nos jogos de volta dá para encorpar mais com os titulares e assegurar a classificação", diz Mauro.

"Os dois têm boas possibilidades de passar e o Flamengo tem até mais obrigação pelo elenco que tem, pelo investimento que foi feito e pelos jogadores que possui, especialmente porque são dois jogos, se fosse um jogo só. Para os pequenos seria menos complicado, em um jogo acerta um jogo bom ali e de repente tu elimina um grande, ida e volta é bem mais complicado, é bem mais difícil", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.