Topo

ANÁLISE

Juca: Se a criação da Superliga fosse há três anos, a recepção seria outra

Do UOL, em São Paulo

21/04/2021 04h00

A reunião de 12 clubes ricos do futebol europeu para a criação de uma Superliga Europeia movimentou o mundo do futebol desde o último domingo, mas teve reação negativa imediata de torcedores, ex-jogadores, técnicos e até mesmo os jogadores em atividade de clubes envolvidos, fatores que fizeram o grupo ruir com a desistência dos ingleses.

No podcast Posse de Bola #118, gravado antes dos anúncios de saída dos clubes ingleses, Juca Kfouri cita discurso de Alex Ferguson, ex-técnico do Manchester United, e credita a reação negativa à Superliga Europeia ao momento de pandemia no mundo.

"Eu te diria que isso tem a ver com a pandemia, esta antipatia tem a ver com o fato de o mundo ter despertado para a necessidade da solidariedade, do serviço universal de saúde, que nós temos no Brasil e que só agora se fala 'puxa vida, o que seria se não tivéssemos'. Então, provavelmente, a iniciativa da Superliga, se fosse três anos atrás, teria uma recepção diferente da que está tendo hoje", afirma Juca.

"Porque neste momento o mundo está querendo falar 'escuta, nós precisamos de nos unir e não de nos separar ainda mais', de estabelecer essa diferença, eu acho", conclui.

A Superliga foi anunciada no domingo por Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Juventus, Milan, Inter de Milão, Manchester City, Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Liverpool, com Florentino Perez, mandatário do Real Madrid como presidente do grupo.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.