Topo

ANÁLISE

Arnaldo: Clássico pode ser único do ano e a obrigação é toda do Atlético-MG

Do UOL, em São Paulo

11/04/2021 04h00

Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam hoje (11) pelo Campeonato Mineiro em um momento bastante distinto dos dois clubes, com o Galo tendo feito várias contratações e apostando na busca de títulos como o do Brasileirão e o da Libertadores, enquanto o objetivo principal cruzeirense na temporada é retornar à primeira divisão.

No podcast Posse de Bola #115, Arnaldo Ribeiro destaca a possibilidade de o jogo de hoje ser o único encontro dos dois rivais em 2021 e aponta a obrigação do Atlético-MG de vencer, ainda que o técnico Cuca tenha o discurso de que no clássico as condições podem se equiparar.

"Ouvi a entrevista do Cuca depois do último jogo do Atlético-MG falando 'o clássico nivela, o Cruzeiro vai entrar para ganhar, o Atlético-MG também, vão deixar tudo no campo, em clássico as responsabilidades são divididas'. Mas, evidentemente, não tem nem comparação, eu achei curioso também que essa semana, é incrível, mas teve pressão, cobrança da torcida do Cruzeiro para vitória no clássico com o Atlético-MG, como se fosse assim", diz Arnaldo.

"São missões tão distintas na temporada, o Atlético-MG tem como objetivos ganhar o Campeonato Brasileiro, desde 1971 ele não ganha, e fazer frente, disputar as finais da Libertadores. O Cruzeiro tem como objetivo tentar subir para a primeira divisão, coisa que ele não conseguiu no ano passado. Eles vão se cruzar poucas vezes na temporada, então, o jogo tem esse sabor, porque sabe-se lá se eles vão cruzar nas finais do Mineiro, talvez não, o Cruzeiro não conseguiu na temporada passada, por exemplo", completa.

O jornalista aponta o Atlético-MG com a responsabilidade de ser o clube que se encontra em um melhor momento que o rival para vencer o clássico e também destaca a necessidade de organizar o time após tantas contratações feitas, para a perseguição de equipes já estruturadas como Flamengo e Palmeiras.

"Talvez possa ser o único clássico do ano entre os dois, é possível que isso aconteça e aí a obrigação é toda do Atlético-MG, e será esse ano quando eles se encontrarem eventualmente em outras competições, a obrigação é toda do Atlético-MG", diz Arnaldo.

"Ainda acho que tem, diferentemente do Palmeiras e do Flamengo, a construção de um time base. Você não sabe ainda como vai ser o Atlético-MG, só sabe que vai ser o Nacho Fernandez e mais dez, mas não sabe ainda como será o Atlético-MG ideal para a temporada", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.