Topo

Muricy: Vamos demorar um ano e meio a dois para ter uma nova safra da base

Do UOL, em São Paulo

12/03/2021 12h00

O São Paulo liderou o último Campeonato Brasileiro contando com boas atuações de jogadores recém-promovidos das categorias de base, como Gabriel Sara e Igor Gomes, e tem um histórico de revelar talentos em Cotia, mas o coordenador de futebol Muricy Ramalho não tem otimismo com novos jogadores despontando na atual temporada, apontando um prazo um pouco maior para o aproveitamento dos jovens no time principal pelo técnico Hernán Crespo.

Em entrevista a Mauro Cezar Pereira no programa Dividida, no UOL Esporte, Muricy explica que o clube já utilizou nos últimos anos boa parte dos jogadores que se destacavam no sub-20 e agora será preciso esperar pela subida de garotos que atualmente estão na categoria sub-17.

"É uma notícia que não é muito agradável, mas como a gente tem que jogar franco, jogar transparente com a torcida, com vocês, as pessoas que estão nos ouvindo, nós vamos demorar mais ou menos um ano e meio a dois anos para ter uma nova safra, porque você faz por safra a base, a verdade é essa. E a nossa safra mais forte é a sub-17 e sub-16, aí sim nós temos uma esperança muito grande de jogadores, essa safra do sub-20 agora já tiramos quase todo mundo, Igor Gomes, Sara, muitos jogadores já tiramos de lá", explica Muricy.

"Pode ser que surja um ou outro, nós estamos fazendo uma coisa, estamos integrando demais Cotia com a Barra Funda. Eu, inclusive, estou aqui e estou lá também, estou ajudando dos dois lados. Levei a comissão técnica do Crespo lá para conhecer, ele ficou maravilhado, trouxe agora o sub-20 para treinar com ele, o sub-20 que é o último degrau, para treinar com o Crespo, para ver o que ele sentia, para ver se tinha algum jogador para ele. Agora, essa foi uma dificuldade, nós demos uma parada nessa entressafra aí e nós vamos ter um pouco de dificuldade", completa.

Muricy acredita que o São Paulo poderá contar novamente com jogadores diferentes vindos das categorias de base entre o segundo semestre de 2022 e o início de 2023, com boa expectativa em relação aos garotos que atualmente jogam pelo sub-17. Ele revela também que o técnico Crespo tem procurado acompanhar mais os jogadores da base dentro da tentativa de aproximação de Cotia com a Barra Funda, onde treina o elenco principal.

"Daqui um ano e meio, dois anos, você pode ter certeza que nós vamos ter jogadores diferentes mesmo, porque você sabe, nós temos uma base, tem muitos jogadores, mas não são todos os que vão vim para cá e vão jogar, isso aí é normal", diz Muricy.

Então nós estamos fazendo isso, nós estamos trazendo jogadores, agora vamos trazer o sub-17 para ele também ver, já passamos todos os vídeos para ele, é um cara muito interessado em tudo, a história, já passamos vídeos do sub-17, ele viu o jogo da final, o São Paulo foi campeão da Copa do Brasil e também na Supercopa", conclui.

O Dividida vai ao ar às quintas-feiras, às 14h, sempre com transmissão em vídeo pela home do UOL e no canal do UOL Esporte no Youtube. Você também pode ouvir o Dividida no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music.