Topo

ANÁLISE

Arnaldo: Maior mérito do Palmeiras na temporada foi ser campeão sem craque

Do UOL, em São Paulo

10/03/2021 04h00

O Palmeiras conquistou o título da Copa do Brasil e encerrou a temporada de 2020 como uma das mais vitoriosas de sua história, justamente após ter perdido durante a campanha o jogador que vinha sendo o seu protagonista nos anos anteriores, o atacante Dudu, emprestado para o Al-Duhail, do Qatar, quando o time ainda era dirigido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, no Campeonato Paulista.

No podcast Posse de Bola #106, Arnaldo Ribeiro cita como mérito do time palmeirense com Abel Ferreira por ter conseguido vencer a Libertadores e a Copa do Brasil sem contar com um jogador decisivo como o ex-dono da camisa 7, apontando o equilíbrio do elenco como o diferencial na comparação com Flamengo e Atlético-MG, outros elencos apontados entre os melhores do país.

"Continua tendo um time muito forte e acho que o mérito do Abel, você vê que o Juca destacou os meninos, o Mauro falou do Felipe Melo, que o Juca também elogiou, o Palmeiras tem jogadores mais veteranos e jovens formando uma mescla muito importante", diz Arnaldo.

Talvez, se você pegar os três times mais fortes do país hoje, o Palmeiras seja aquele mais homogêneo, embora não tenha um craque para decidir, o Palmeiras não é um time de craque, como o Flamengo ainda é. O Palmeiras não tem o Gabigol, não tem um Pedro ou Bruno Henrique, não tem um Everton Ribeiro, como tinha o Dudu", completa.

O jornalista cita a perda de Dudu e afirma que era difícil imaginar no momento em que o jogador deixou o elenco que o Palmeiras conseguiria atingir os resultados que conseguiu, dado o fato de ele ter sido o protagonista dos títulos anteriores, como no Campeonato Brasileiro de 2018.

"Eu entendo que o maior mérito do Palmeiras nessa temporada gloriosa tenha sido ser campeão sem craque, porque perdeu no meio da temporada, no meio da pandemia o seu principal jogador, que vinha sendo o cara diferente desses últimos cinco anos, o Dudu. Quando o Palmeiras perde o Dudu, você fala, 'não vai conseguir ser páreo para o Flamengo ou para o Atlético-MG’. E foi, ganhou a Libertadores e ganhou a Copa do Brasil com méritos", afirma Arnaldo.

Em relação ao tipo de jogo do time comandado por Abel Ferreira, o jornalista analisa que ele pode não mudar exatamente a forma de jogar, mas precisará incrementar com alternativas que podem ser atingidas até com algum reforço.

"Eu não acho que o Palmeiras precise mudar necessariamente a forma de jogar, mas como o Abel disse e como nós estamos dizendo, todos sabem mais ou menos a forma que o Palmeiras atua, o Palmeiras precisa incrementar um pouco o seu tipo de jogo, talvez com uma ou outra contratação que permita essa situação", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.