Topo

ANÁLISE

Juca: Grêmio tem sido abaixo da crítica, Palmeiras parece mais consistente

Do UOL, em São Paulo

07/03/2021 04h00

Palmeiras e Grêmio decidem hoje o título da Copa do Brasil, com o clube dirigido pelo técnico português Abel Ferreira podendo conquistar a taça pela quarta vez em sua história, enquanto o de Renato Portaluppi precisa vencer por mais de um gol para chegar ao sexto troféu e se igualar ao Cruzeiro como maior vencedor da competição.

No podcast Posse de Bola #105, Juca Kfouri analisa o confronto e considera o Palmeiras em melhor condição pelo que fez na partida de Porto Alegre e também devido às atuações mais recentes do Grêmio, embora lembre que já houve confrontos épicos entre os dois clubes, como na Libertadores de 1995.

"Vai ser duro. É claro que está encaminhado porque o Palmeiras joga em casa e depende do empate, e o jogo que o Grêmio fez na semana passada foi abaixo da crítica. O Grêmio tem sido abaixo da crítica e, embora o Palmeiras não esteja jogando nada que seja assim de deixar alguém admirado, me parece muito mais consistente do que o Grêmio", diz Juca.

"Mas o Grêmio ganhar de 1 a 0 ou mesmo de dois gols de diferença não será nada de extraordinário. Eu ainda estou lembrando em 1995, o Grêmio meteu 5 a 0 no Palmeiras em Porto Alegre, estava liquidada a Libertadores, era jogo de quartas de final de Libertadores, e o jogo aqui no Parque Antarctica foi 5 a 1, sendo que o Grêmio saiu na frente ainda, gol do Jardel, e o Palmeiras fez 5 a 1. Os últimos cinco minutos de jogo foram uma loucura, o Palmeiras quase fez o 6 a 1 que levaria o jogo aos pênaltis", completa.

Levando em consideração também as decisões disputadas pelo Palmeiras na temporada, com o título paulista diante do Corinthians e a Libertadores contra o Santos, Juca aponta a vantagem para o clube mandante no Allianz Parque.

"Não elimina a obviedade de o Palmeiras ser, como diria Arnaldo Ribeiro, favoritaço para ser o campeão, é favoritaço. Nem o Arnaldo acha favoritaço, mas eu tenho para mim, até me valendo das últimas decisões das quais o Palmeiras participou, ele saiu campeão tanto no Paulistinha como na Libertadores. No Paulistinha a duríssimas penas, de pênalti e tal, sim, mas também em um aborto daqueles que só o futebol é capaz, daquele pênalti no último minuto feito pelo seu melhor zagueiro, um pênalti absolutamente desnecessário, que quase faz com que quase tudo fosse por água abaixo, esse é o futebol, o Grêmio conta com isso, é claro que sim", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.