Topo

ANÁLISE

Arnaldo Ribeiro: Palmeiras é um time que sabe jogar com a vantagem

Do UOL, em São Paulo

07/03/2021 04h00

Com o Palmeiras tendo levado vantagem em Porto Alegre ao vencer o Grêmio por 1 a 0 no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, o jogo de hoje, às 18h, no Allianz Parque, terá a equipe comandada por Renato Portaluppi precisando da vitória para levar o título, uma condição que pode mudar a forma com a qual as equipes se apresentarão para a partida.

No podcast Posse de Bola #105, Arnaldo Ribeiro analisa o confronto e espera um jogo no qual o Grêmio deverá se arriscar mais, enquanto o Palmeiras de Abel Ferreira terá o que está acostumado a fazer de melhor, explorar os contra-ataques em velocidade.

"O Grêmio vai ter que arriscar o que normalmente não arrisca e o Palmeiras, até pela situação das últimas partidas em que conseguiu jogar com a vantagem e é um time que sabe jogar com a vantagem, o jogo começa 1 a 0 para o Palmeiras, eu acho que o Palmeiras vai ser perigosos nos contra-ataques e o Grêmio vai ter que tomar mais a iniciativa do que normalmente toma", afirma o jornalista.

Arnaldo chama a atenção para o árbitro escolhido para a partida, Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro, que foi o responsável por apitar a semifinal entre São Paulo e Grêmio, assim como também mediou o empate em 1 a 1 entre Palmeiras e Grêmio no segundo turno do Brasileirão.

"Eu tenho preocupação com a arbitragem, Palmeiras e Grêmio têm jogadores daqueles que apitam o jogo o tempo todo, dos dois lados, Felipe Melo, Kannemann, Diego Souza, Gustavo Gomez, é insuportável mediar um jogo entre Grêmio e Palmeiras e é curioso porque de 1995 os dois times eram mais ou menos assim também, cada um do seu jeito", afirma Arnaldo.

"Acho que o Bruno Arleu é um árbitro que não é dos mais indicados para este tipo de coisa, mas, de novo, como o árbitro não pode ser paulista e como o árbitro não pode ser gaúcho, vai ficando escassa a opção de árbitros e o Bruno Arleu, que apitou, aliás a semifinal São Paulo x Grêmio no Morumbi, o 0 a 0, e teve muitas dificuldades no aspecto disciplinar, vai ser testado ao seu extremo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.