PUBLICIDADE
Topo

Futebol

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Mauro: Marcelo Cabo é uma boa escolha do Vasco, compatível com o momento

Do UOL, em São Paulo

03/03/2021 04h00

Rebaixado para a Série B pela quarta vez em sua história, o Vasco iniciou o planejamento para tentar se reerguer sob o comando do presidente Jorge Salgado, que contratou o técnico Marcelo Cabo para comandar o time cruzmaltino na temporada. Com um histórico de trabalhos na segunda divisão, ele teve como destaque a campanha que fez pelo Atlético-GO no Brasileirão e assume pela primeira vez um dos grande clubes do futebol brasileiro.

No podcast Posse de Bola #104, Mauro Cezar Pereira analisa a chegada do técnico e considera uma boa escolha do Vasco para o momento pelo qual o clube passa, com sua experiência na Série B podendo ser importante, ao mesmo tempo que o Cruzmaltino pode elevar a carreira do próprio treinador em caso de sucesso.

"O Marcelo Cabo eu acho que é uma boa escolha, um técnico acostumado a essa coisa de segunda divisão, acesso, é um técnico que conhece bem os jogadores de um nível que é o nível que o Vasco vai poder buscar e contratar nessa temporada. O que acontece? Um técnico como o Marcelo Cabo, para ele, como foi para o Mano Menezes no Corinthians, quando ele foi para o Corinthians", diz Mauro Cezar.

"O Vasco é um clube grande, que embora tenha virado lamentavelmente um habitué da segundona, é a quarta vez que vai participar, será a quarta participação, é o Vasco, é um time grande, um time muito grande, de muita torcida, então é uma oportunidade tremenda para o cara se posicionar no mercado, quem sabe, fazendo um bom trabalho e fazendo o Vasco subir para a primeira divisão", completa.

O jornalista acredita que o conhecimento do técnico em relação à Série B pode ser importante desde a montagem de um time mais adequado para disputar a segunda divisão e garantir o retorno sem que precise de gastos que o clube não tem condição de fazer no momento.

"É um técnico que conhece esse mercado, conhece os times menores, os times da Série B, não só as peculiaridades da competição, mas também os jogadores que eventualmente ele pode mirar para poder o Vasco contratar e às vezes até sem dinheiro, quando você vai buscar jogadores que o Vasco não tentava contratar em um outro cenário, o jogador sendo um jogador que vai ser útil em dado momento, ele acaba até aceitando ir para o Vasco, mesmo que não seja na melhor condição, porque é uma oportunidade também de ter visibilidade, então acho que a escolha foi boa", diz Mauro Cezar.

"Foi uma escolha compatível com o momento do clube, que é essa realidade, infelizmente, o Vasco está de novo na segunda divisão, então contratou um técnico com experiência nesse tipo de competição. Faz todo sentido, me parece. Eu diria até que é um passo na direção daquilo que o presidente Jorge Salgado prometeu, que é uma gestão mais pés no chão, sem devaneio, sem loucuras, tomando o remedinho amargo que tem que tomar para tentar colocar a casa em ordem mesmo com receitas muito menores", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol