Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #101: A 'final' entre Flamengo e Inter; Crespo no São Paulo

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 12h09

Flamengo e Internacional se enfrentam domingo, no Maracanã, pela penúltima rodada do Brasileirão, em jogo que pode definir o rumo da competição com título para o time colorado em caso de vitória como visitante, mudar a liderança de mãos, com a equipe de Rogério Ceni assumindo a primeira posição, o que ainda não fez em 36 rodadas, ou até mesmo fazer reviver o São Paulo, desde que o time do interino Vizolli consiga vencer o Palmeiras hoje no Morumbi.

No podcast Posse de Bola #101, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro e o jogo com cara de final entre Flamengo e Inter, com um choque de estilos entre Rogério Ceni e Abel Braga, com o primeiro tentando o maior título da carreira, enquanto o outro com a oportunidade de se recolocar como vencedor após trabalhos ruins em temporadas anteriores e justamente no clube pelo qual foi campeão mundial e espera pelo título nacional desde 1979.

Juca Kfouri ressalta o duelo de diferentes estilos e também chama a atenção para o que pode mudar no caso de uma vitória do São Paulo diante do Palmeiras, considerando que um empate entre Flamengo e Inter pode fazer com que o time de Vizolli chegue à última rodada para encarar o Rubro-negro também com a possibilidade de ser campeão, o que parecia improvável há poucos dias, embora as chances ainda sejam pequenas por depender de outros resultados além dos próprios.

"É um confronto de estilos, eu não vou negar, é um confronto de estilos em que eu prefiro claramente o estilo do Flamengo, porque eu acho que é o time que mais procura jogar futebol e agradar aos olhos de quem vê, embora, por todas as circunstâncias dessa temporada de 2020, não tenha sido nada espetacular, principalmente se a gente comparar com o que o Flamengo fez em 2019", diz Juca.

"É realmente palpitante pensar nesse jogo, embora, sem forçar barra nenhuma, eu queira deixar claro que estou muito ansioso também em relação ao jogo desta noite, entre São Paulo e Palmeiras, porque se o São Paulo ganhar, o que é absolutamente normal, embora eu não ache que o Palmeiras vá dar o mole que deu, por exemplo, contra o Coritiba, vai jogar a valer com o São Paulo no Morumbi, mas o São Paulo tem todos os motivos para jogar mais a valer ainda dentro de casa. Pode tornar esse jogo do domingo, uma vitória do São Paulo, ainda mais sensacional", completa o jornalista.

Juca afirma que dos resultados necessários para o São Paulo ir em busca do título, o mais improvável parece ser uma vitória do Corinthians diante do Internacional na última rodada, considerando que o time de Vizolli pode vencer inclusive o Flamengo na próxima quinta-feira (25), como fez nos jogos mais recentes sob o comando de seu então treinador Fernando Diniz.

"É claro que futebol cabe tudo, você olhando para as rodadas que faltam, dos resultados que o São Paulo precisa para vir a ser campeão e seria uma maluquice você pensar ainda nessa hipótese do São Paulo campeão dirigido pelo Vizolli, seria uma coisa absolutamente fora de qualquer esquadro, mas de todos os resultados que o São Paulo precisa, o mais improvável é uma vitória do Corinthians sobre o Inter em Porto Alegre na quinta-feira que vem, na última rodada", diz o colunista do UOL.

"Ganhar do Palmeiras hoje, empatar Flamengo e Inter, ganhar do Botafogo na segunda-feira e ganhar do Flamengo, como tem feito ultimamente o São Paulo, no Morumbi, na quinta-feira, são resultados absolutamente normais. Claro que é dificílimo pensar em vencer o Flamengo precisando do resultado na quinta-feira, claro, mas é mais difícil o Corinthians ganhar do Inter do que o São Paulo ganhar do Flamengo. Então, a gente chega na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, do Covidão-20, com essa expectativa de três times podendo ganhar. É claro que isso pode morrer hoje se o São Paulo não ganhar do Palmeiras", conclui.

Além do confronto entre Flamengo e Inter, o episódio também aborda as reclamações de Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em relação ao calendário do futebol brasileiro, a chegada de Hernán Crespo no São Paulo e a presença no clássico do Morumbi, o Santos com a aproximação do acordo com o argentino Ariel Holan, o Corinthians distante de vaga na Libertadores e o Vasco podendo ser rebaixado pela quarta vez em sua história já no fim de semana.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL