Topo

ANÁLISE

Mauro: Flamengo é o time que mais perde gols e isso é culpa dos jogadores

Do UOL, em São Paulo

10/02/2021 04h00

O Flamengo empatou com o Red Bull Bragantino em 1 a 1 no último domingo (7) e parte dos torcedores rubro-negros miraram a demora nas substituições do técnico Rogério Ceni como motivo que levou o time a não assumir a liderança. E hoje (10), com o jogo do Internacional contra o Sport, o principal concorrente pode abrir vantagem de quatro pontos no Brasileirão.

No podcast Posse de Bola #98, Mauro Cezar Pereira vê exagero nas reclamações de torcedores em relação ao treinador. O jornalista afirma que a entrada mais cedo de Pedro não seria garantia da vitória e aponta que o time desperdiça muitas chances de gol com diferentes jogadores no ataque, sendo eles os culpados pelas falhas em finalizações.

"É claro que o Rogério acerta, o Rogério erra, o Rogério poderia colocar o Pedro antes, o que também não é garantia de nada. O Pedro é excelente jogador, mas o Pedro que estava em campo contra o Ceará e perdeu três gols. Foi o Pedro que escorregou e bateu o pênalti, fez o gol e não valeu contra o Fortaleza. O Pedro também erra, o Pedro não é o Lewandowski, embora alguns acreditem, que quase não erra. O Pedro é ótimo, mas não é a simples presença dele em campo que vai resolver o jogo", diz Mauro Cezar.

"Todo o problema, além da falha do Isla, que evidentemente não pode e não deve ser ignorada, foram os gols perdidos. O Flamengo não é um dos times que perdem mais gols, ele é disparado o time que perde mais gols", completa.

O jornalista destaca os números da semana anterior ao jogo com o Red Bull Bragantino, que apontam a quantidade de grandes chances perdidas. O time rubro-negro desperdiçou 84, de acordo com o SofaScore, contra 52 de Atlético-MG e 39 de Palmeiras e São Paulo, e para Mauro, a responsabilidade pelos gols perdidos é dos jogadores, sem tirar o mérito do goleiro Cleiton, do Red Bull Bragantino, cuja atuação no domingo foi elogiada.

"Há uma semana, o Flamengo tinha perdido no Campeonato Brasileiro 80 claras chances de gol. O Grêmio e o Atlético-MG juntos, tinham 79, para ficar no exemplo de duas equipes importantes na tabela de classificação. Então o Flamengo perde muitos gols, e isso é culpa de quem? É culpa dos jogadores, que desperdiçam claras chances. O Cleiton fez uma atuação excelente", analisa Mauro Cezar.

Para o colunista do UOL Esporte, o resultado em Bragança Paulista acabou não sendo bom para o Flamengo, mas pelo fato de ter perdido pontos em jogos nos quais não deveria.

"O campeonato está completamente aberto. É claro que o resultado não foi bom para o Flamengo, mas por que não foi bom para o Flamengo? Porque o Lincoln perdeu gol embaixo da trave contra o Atlético-GO. Porque o Pedro não aproveitou as chances contra o Ceará, o Pepê errou uma bola no meio do campo e o Flamengo perdeu um jogo para o Athletico-PR quando tentava a vitória e pressionava lá em Curitiba. O Flamengo não fez nenhum ponto contra o Ceará, fez um ponto contra o Atlético-GO", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.