Topo

Arnaldo: "Eu não vejo o Palmeiras como postulante ao título brasileiro"

Do UOL, em São Paulo

18/01/2021 15h28

O Palmeiras está garantido nas finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, mas também não está distante dos líderes no Campeonato Brasileiro e tem pela frente hoje o clássico diante do Corinthians, que no caso de vitória o deixa a cinco pontos do São Paulo e com um jogo a menos, mas com uma derrota diante do maior rival podendo significar um afastamento definitivo da briga pelo título 11º título, além da necessidade de recuperar visando a decisão continental contra o Santos, após a impressão deixada contra o River Plate na segunda semifinal.

No podcast Posse de Bola #92, Arnaldo Ribeiro vê o confronto entre Palmeiras e Corinthians pelo Brasileiro como mais relevante para o time alvinegro em termos de pontuação e tem dúvidas se o técnico Abel Ferreira vai tratar o dérbi com a mesma importância que o torcedor. O jornalista não vê o time palmeirense ainda brigando pelo título brasileiro e destaca atuação no primeiro tempo contra o Grêmio, mas chama a atenção para o baque que o time sentiu após levar o empate na sexta-feira.

"O confronto na verdade só vale mesmo em termos de pontuação para o Corinthians, na minha opinião, agora, quem tem que lidar com a condição de melhor time e jogar em casa é o Palmeiras. Eu não vejo o Palmeiras, não via o Palmeiras, nunca vi depois de passar para as duas finais como postulante ao título brasileiro, pelo acúmulo de coisas", diz Arnaldo.

"Essa reação na partida contra o Grêmio, de fato aconteceu, o time jogou bem, com uma outra escalação completamente diferente, porém, quando o Diego Souza empata o jogo, o Palmeiras sente e quase perde de virada. Aliás, de novo o goleiro Weverton tem aparecido em momentos em que o Palmeiras está por um fio, quase perdeu o jogo de virada, sentiu. Então acho que tem uma questão ainda a ser trabalhada até a final contra o Santos", completa.

O jornalista afirma que os técnicos estrangeiros não demonstraram no Brasil que encaram os clássicos regionais com a mesma importância que torcedores e os próprios técnicos brasileiros, o que deixa a dúvida sobre um time de Abel Ferreira priorizando a vitória no jogo de hoje ou preservado para tentar vencer o Flamengo na quinta-feira.

"Eu vejo com muita curiosidade e isso aconteceu com todos os treinadores estrangeiros quando vieram trabalhar no Brasil recentemente, a grande maioria, quase todos eles não têm muito a 'noção' ou a dimensão da importância do clássico com o maior rival. Para mim é interessante saber se o Abel Ferreira, português recém-chegado, faz alguma distinção entre Palmeiras x Grêmio, Palmeiras x Corinthians e Palmeiras x Flamengo, são os confrontos na sequência", afirma Arnaldo.

"É claro que para o torcedor do Palmeiras tem uma hierarquia evidente, Corinthians é o mais importante, Flamengo em segundo e Grêmio em terceiro. Não me surpreende se o Abel Ferreira tiver uma ordem inversa de acordo com o calendário que ele tem pela frente. Essa situação, se fosse o Luxemburgo o técnico do Palmeiras, ele sabia bem o que estaria acontecendo nessa segunda de noite, se fosse um brasileiro com essa circunstância", completa.

O jornalista também lembra que Vagner Mancini conseguiu se firmar no Corinthians e construir uma sequência positiva depois de vencer o São Paulo no clássico e sabe bem o que significa o jogo para os clubes.

"Vamos ver como que o Palmeiras vai entrar, independentemente da escalação para esse jogo, se vai entrar como se fosse uma final pela rivalidade ou vai entrar como mais um jogo. É curioso porque é a primeira vez que o Abel vai viver essa experiência. O Mancini sabe exatamente o que significa um Palmeiras e Corinthians e um São Paulo e Corinthians, por exemplo, ele sabe exatamente o peso que tem", diz Arnaldo.

"Se Palmeiras e Corinthians servir como preparação e aprendizado para Palmeiras e Santos, ótimo, mas não é o último jogo. Para o Vagner Mancini, em tese, é por uma série de questões. Ele se construiu muito o Vagner Mancini depois da vitória sobre o São Paulo, foi a partir dali que o corintiano, que já estava ganhando, já estava se recuperando, mas foi a partir dali que ele 'opa, ganhamos do rival, ganhamos do líder. O rival não ganha da gente'. Então eu acho que vai muito de cada um, não vejo um treinador, ainda mais um europeu, tão familiarizado com esses pequenos detalhes", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.