Topo

Arnaldo: "Jogos da semana colocam à prova o Inter na disputa pelo título"

Do UOL, em São Paulo

16/01/2021 04h00

O Internacional vai a campo amanhã para enfrentar o Fortaleza com a possibilidade de se igualar ao São Paulo na pontuação da liderança do Campeonato Brasileiro em caso de vitória e nova derrota do time paulista, seu adversário logo na rodada seguinte. O time comandado por Abel Braga vem de cinco vitórias consecutivas e tem uma semana importante na briga pelo título que não conquista desde 1979.

No podcast Posse de Bola #91, Arnaldo Ribeiro afirma que a semana de jogos será crucial ao clube colorado para se fortalecer na briga pelo título brasileiro, embora a equipe de Abel tenha problemas com os desfalques de Rodrigo Moledo e Thiago Galhardo.

"A permanência do Abel era uma permanência para tentar garantir o Inter na fase de grupos da Libertadores, não era uma permanência visando volta de briga por título. De repente, o campeonato se colocou e agora mais uma provação, o Moledo, jogador que o Abel reconduziu à titularidade e vinha sendo muito importante, zagueiro, beque que afasta, defende bem, bom jogo aéreo, que o Coudet não gostava muito, colocou ele na reserva, e agora perde na reta final e o Thiago Galhardo está machucado", diz Arnaldo

"É até interessante, essa semana do Inter acho que é uma semana que ela indica se essa arrancada que se coloca, porque é o time que mais venceu partidas seguidas nesse campeonato maluco, é o Inter, acho que a semana coloca à prova a disputa pelo título. É o Fortaleza em casa no Beira-Rio, com obrigação de vitória, embora eu não ache um jogo fácil, nenhum jogo do Inter tem sido fácil", completa.

Além dos jogos com Fortaleza e São Paulo, o jogo da semana seguinte será justamente o Gre-Nal, em um momento no qual os dois times gaúchos tentam se manter entre os primeiros colocados na briga pelo título.

"É curioso que os personagens dos dois clubes sejam essas instituições, o Abel não tem estátua no Beira-Rio, como o Renato, mas ele tem neste clube o que a gente falou que falta no São Paulo do Diniz e no Flamengo do Rogério Ceni nesses momentos, ele sabe lidar com esse momento nesse clube, com experiência, com conhecimento da rivalidade com o Grêmio, das questões todas, e não vai ser um time brilhante, mas ele pode ganhar o campeonato que não vem desde 1979, é uma oportunidade única", diz Arnaldo.

Outro fator que o jornalista chama a atenção é para o fato de Abel Braga poder levar o Inter ao título e, ainda assim, acabar dando lugar ao técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez.

"Pode ganhar o campeonato que não vem desde 1979 e mesmo assim, e eu não acharia um absurdo, se a diretoria mantiver a decisão de, terminado o Brasileirão, trocar o comando e confirmar o Miguel Ángel Ramírez para fazer um trabalho a médio prazo. Eu não vejo nenhum absurdo nisso, no Brasil soaria como um crime, você vai demitir ou trocar um técnico campeão", afirma Arnaldo.

"Isso já aconteceu algumas vezes em outros clubes e o técnico mantido costuma durar dois meses, um mês, porque a ideia é fazer uma outra coisa, mas daí o título assegura a permanência normalmente. Então eu acho que essa semana, para resumir, com Fortaleza, São Paulo e Gre-Nal define se o Inter entra de fato para ganhar o campeonato que não vem desde 1979, pode ser a semana decisiva", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.