Topo

Mauro: Botafogo deve remar até o final, mas já pensar na próxima temporada

Do UOL, em São Paulo

10/01/2021 04h00

O Botafogo chega para o clássico diante do Vasco tendo uma distância de seis pontos para o rival, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, situação difícil para o time treinado por Eduardo Barroca, tendo perdido nove dos últimos dez jogos disputados no Campeonato Brasileiro.

No podcast Posse de Bola #89, Mauro Cezar Pereira analisa a situação do Botafogo e afirma que, mesmo que o time ainda deva seguir lutando para evitar a terceira queda para a segunda divisão, iniciar o planejamento para a temporada 2021, visando evitar uma situação ainda pior no caso de rebaixamento.

"O Botafogo perdeu nove dos seus dez últimos jogos e a única vitória foi sobre o Coritiba. O Coritiba foi rebaixado em 2017 e ele tinha nessa altura, 28 rodadas, 28 pontos, hoje tem 21 pontos. Então você faz uma comparação com o último rebaixamento do Coritiba e você vê que está bem pior”, diz Mauro Cezar.

"Muito difícil de escapar para todos os dois, eu acho que o Botafogo vai ter que remar até o final, claro, tem que tentar, mas deveria começar já a planejar a próxima temporada, pensar em quem aproveitar, quem tem da base, olhar o mercado aí possível, interior de São Paulo, times pequenos do Rio, times da Série B, ver onde pode encontrar jogadores, manteria o Barroca, um técnico que vai poder trabalhar com jogadores jovens, já subiu da segunda divisão com o Atlético-GO", completa.

O jornalista afirma que a necessidade de planejar o elenco também é devido à situação financeira pela qual passa o clube alvinegro, que acumulou dívidas e não conseguiu uma arrecadação razoável devido à pandemia, como outros clubes.

"Pensar em montar um time que brigue pelo acesso, pensando em um time de Série B e pensando, claro, na situação dramática do clube do ponto de vista econômico, o Botafogo está atolado em dívidas, com receitas pequenas e nesse ano com pandemia essas receitas ainda menores, e as despesas continuam", diz Mauro.

"Acho que o Botafogo tenta, vê o que dá para fazer, mas que já comece a correr contra o tempo e a preparar um bote salva-vidas, essa é a situação. E o Coritiba já entrou no campeonato sabendo que a chance de rebaixamento era grande, e tem novo presidente também o Coritiba, os dois clubes mudaram de presidente durante esse período", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.