Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


Posse de Bola #86: São Paulo dispara, Ceni pressionado e Corinthians sonha

Do UOL, em São Paulo

28/12/2020 13h03

O São Paulo venceu o Fluminense fora de casa e termina 2020 na liderança do Campeonato Brasileiro com sete pontos para o vice-líder Atlético-MG, assim como o Flamengo, que perdeu terreno ao empatar com o Fortaleza, e o time de Fernando Diniz vai com uma situação mais confortável em relação à competição para enfrentar o Grêmio no segundo jogo da semifinal em outra frente, na Copa do Brasil, precisando vencer no Morumbi para avançar à decisão.

No podcast Posse de Bola #86, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a situação do São Paulo, o tropeço do Flamengo, se o Atlético-MG tem força agora na vice-liderança para buscar o título, assim como outros destaques da competição, com o Palmeiras vencendo no sufoco o Red Bull Bragantino às vésperas de jogo decisivo com o América-MG, o Corinthians sonhando com vaga na Libertadores, e a briga de Botafogo, Vasco e Bahia contra o rebaixamento.

Para Juca Kfouri, o técnico Fernando Diniz tomou a decisão acertada ao levar a campo no jogo com o Fluminense um time quase completo, mesmo tendo a decisão com o Grêmio pela frente.

"Acho que foi corretíssima a decisão de jogar com força máxima, porque é melhor um passarinho na mão que dois voando. Garantiu o Brasileirão, garantiu a vitória no Brasileirão e ainda manteve os sete pontos de vantagem sobre o vice-líder, contra o Flamengo podem ser quatro, mas antes podiam ser dois, o Flamengo já não depende mais de si e isso faz diferença, o São Paulo conquistou isso", diz Juca.

O jornalista acredita que a situação poderia ser diferente caso Diniz optasse por preservar seus principais jogadores para o confronto com o Grêmio e perdesse no Maracanã a vantagem na liderança, tendo o risco de queda na Copa do Brasil, o que não acredita que possa abalar o São Paulo se vier a ocorrer.

"Eu estou apostando seja a classificação do São Paulo, mas que não seja, o São Paulo continua firme no Brasileirão e não acredito que uma eventual eliminação da Copa do Brasil vá mexer com esse time, como a derrota em Porto Alegre não mexeu. Agora, imagine o contrário, São Paulo poupa contra o Fluminense, não consegue um bom resultado contra o Fluminense, é eliminado pelo Grêmio, aí teria crise no Morumbi", afirma Juca.

"Não vai ter crise, mesmo que venha a ser eliminado pelo Grêmio, claro, desde que não tome uma goleada e não vai tomar goleada, o Grêmio não está em condição de dar goleada em ninguém também. Então acho que o São Paulo foi muito bem e consolidou o seu caminho. O São Paulo está acelerando em direção ao heptacampeonato, vai empatar com o Corinthians em número de títulos. É uma glória, para quem estava há tanto tempo sem ser campeão, é uma glória", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.