Topo

"O Corinthians não tem sócios, tem cúmplices", diz Juca Kfouri

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 17h48

O Corinthians vive um momento difícil economicamente, com dívidas do clube e também em relação ao estádio, e mesmo o time está distante de brigar pelas primeiras posições no Campeonato Brasileiro, única competição que o resta após as eliminações da Libertadores e da Copa do Brasil, mas a eleição do último sábado teve a escolha de Duílio Monteiro Alves, da situação, como novo presidente, sucedendo Andrés Sanchez.

No podcast Posse de Bola #78, Juca Kfouri analisa o ocorrido na eleição do clube e diz que é difícil de entender que a escolha não tenha sido por um candidato que tivesse como proposta ajustar as questões financeiras do clube.

"A eleição do Corinthians foi dessas coisas que se fala, como é que você explica que ganhe quem endividou o clube com uma divida impagável, prometeu pagar o estádio em 6 anos e agora a diz que vai pagar em 25, porque dizia em 2014 que até 2020 estaria pago e agora promessa é 2039, deixa o time de futebol perto do rebaixamento e ganha a eleição", diz Juca.

"Eu diria o seguinte, a melhor frase é essa, o Corinthians não tem sócios, tem cúmplices. Porque quem tinha uma proposta de saneamento, quem tem a vida particular resolvida, sem rolo, ficou em terceiro lugar. Todos os demais que ganharam, primeiro e segundo lugares, têm vidas pessoais absolutamente desregradas do ponto financeiro, então é muito evidente que o Corinthians é meio para esta gente", completa.

Para o jornalista, a continuidade do mesmo grupo na gestão do clube é um reflexo do sistema associativo acaba possibilitando que a eleição não seja de acordo com o que gostaria a torcida.

"Coloca como o modelo associativo está superado, como o que é pior, é o modelo associativo restrito, porque não dá ao sócio-torcedor o direito de ampliar essa eleição, você não tenha dúvida, basta ver que está acontecendo, que nas redes sociais está uma insatisfação brutal com o resultado da eleição, porque é claro, o torcedor está dizendo 'vão manter essa gente que trouxe o Corinthians na situação em que ele está?' Mas é a tal história, a voz do povo é a voz de Deus. Era melhor ter ficado mudo, mas não ficou", diz Juca.

"Eu gosto muito dessa frase: o Corinthians não tem sócios, o Corinthians tem cúmplices. Um time de sei lá, 25 milhões de torcedores, a gente não sabe exatamente que número é esse, mas 2.500 pessoas resolvem os destinos, dá nisso", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.