Topo

Arnaldo: "Não tem mais essa garantia de que o grande vai cair e voltar"

Do UOL, em São Paulo

24/11/2020 04h00

Enquanto há equilíbrio na disputa pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, o mesmo pode se dizer da briga contra o rebaixamento, com uma pequena margem de pontos separando um número grande de times, incluindo clubes como Botafogo, Vasco e até o Corinthians na briga para fugir do descenso na competição.

No podcast Posse de Bola #76, Arnaldo Ribeiro comenta a disputa para evitar o rebaixamento e lembra que, diferentemente de temporadas nas quais times como Botafogo, Vasco e Corinthians caíram, já não é tão simples retornar à primeira divisão logo no ano seguinte, citando o exemplo atual do Cruzeiro, apenas 15º na Série B atual.

"Essa briga vai ser a mais insana e a gente tem visto aí em relação aos grandes o que a gente enxerga do Cruzeiro na Série B, que teve que reformular o discurso, o Felipão depois de uma boa largada já ?opa, não é bem assim, o acesso não é o objetivo palpável?, então não tem mais essa garantia que o grande vai cair e vai voltar no ano seguinte, não tem mesmo, se cair, ainda mais nessa época, vai ser difícil voltar por tudo o que cerca e pelo peso todo que o grande carrega nas costas?, diz Arnaldo.

O jornalista cita a recuperação de times que estavam entre os quatro últimos e subiram nas últimas rodadas para apontar uma disputa ainda mais complicada para os atuais últimos colocados vide as condições financeiras, opções de elenco e outros fatores.

"A gente já tinha a noção que esse campeonato da pandemia teria muitas oscilações e a briga embaixo seria gigante, e acho que ela está se configurando, mas aí, alguns times que estavam ocupando esse local, a gente tinha convicção pela qualidade da equipe, dos jogadores, do investimento, da estrutura, que não ficariam muito tempo lá, os três principais eu acho que seriam o Bahia, o Athletico-PR e o Bragantino, em termos de elenco, têm elenco para brigar mais em cima?, diz Arnaldo.

"A gente já sabia pelo investimento que os dois clubes do Ceará também teriam condição de fazer um campeonato de meio de tabela. E aí vai ficando pouca vaga para cair?, completa.

Vasco segue entre os últimos, mas melhora com Sá Pinto

O Vasco já esteve na briga dos quatro primeiros colocados no início do Brasileirão, quando comandado por Ramon Menezes, mas o time que atualmente tem como técnico o português Ricardo Sá Pinto agora tenta sair da zona de rebaixamento e Arnaldo Ribeiro vê acertos do treinador na forma de armar o time, o que pode ajudá-lo a escapar da queda.

"O Sá Pinto eu acho que ele entendeu logo no início que a missão do clube dele é não cair para a segunda divisão. E acha que alguém vai criticar o fato de o Sá Pinto armar o time com três zagueiros e jogar no erro do adversário toda partida? Não vai criticar, está certo ele. Vale a permanência do time na Série A e ele conseguiu transformar o time pelo menos defensivamente rapidamente?, avalia Arnaldo.

"Eu vejo a situação do Vasco bem diferente da do Botafogo, embora o Botafogo, várias partidas que a gente assistiu do Botafogo, o Botafogo não merecia perder ou empatar, é verdade, mesmo na época do Paulo Autuori, inclusive contra o Vasco, mas o Botafogo naquela época em que estava jogando mais, não somou os pontos necessários?, conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.