Topo

Juca Kfouri: "O VAR no Brasil não deu certo, é uma avacalhação"

Do UOL, em São Paulo

18/11/2020 04h00

Na vitória de virada do Atlético-MG sobre o Corinthians no último sábado, o gol corintiano aconteceu na sequência de uma jogada na qual o time atleticano pediu pênalti e a arbitragem ignorou e nem mesmo o VAR chamou o juiz de campo para revisar a jogada, isso apenas dois dias depois de a arbitragem brasileira anular um gol na Argentina com o uso do VAR por um lance que ocorreu muito antes da finalização de Messi.

No podcast Posse de Bola #74, Juca Kfouri cita os dois lances e afirma que o VAR não deu certo no futebol brasileiro, ressaltando que deveria ter sido marcado o pênalti para o Atlético-MG na Neo Química Arena, além de colocar como questionável a falta na origem do gol de Messi.

"Eu já disse e vou repetir, detesto ter que dar a mão à palmatória para o Arnaldo, mas o VAR no Brasil não deu certo. Pegue o jogo da Argentina, o que o VAR brasileiro fez no jogo lá na Bombonera, meu Deus do céu, eles foram achar uma falta fazia quase 1 minuto que tinha acontecido e nem era uma falta clara", diz Juca.

"É uma avacalhação, o VAR não deu certo nesse lado do mundo, o VAR é coisa para europeu, talvez para asiático, mas para brasileiro, para cucaracho não, está uma esculhambação, o pênalti que não deram para o Atlético-MG e nem chamaram o juiz para ver o pênalti que o Gil fez no Vargas, uma coisa escandalosa, não cabe dúvida. Na origem do gol do Corinthians, o Corinthians dá o ataque seguinte e faz o gol. Então aí você fala, para quê o VAR? Não sei quem foi que deu uma entrevista, foi o Arana, no intervalo, e ele perguntava 'eu queria entender qual é a utilidade do VAR, porque se esse lance não é para ser visto pelo VAR, para quê serve o VAR'? É uma esculhambação", completa.

Juca também critica a atuação de Leonardo Gaciba como responsável pela arbitragem na CBF e afirma que, ao contrário de quando era comentarista de arbitragem, o ex-árbitro não faz um bom papel como diretor.

"Esse Gaciba é uma mentira, então você veja como a vida é dura, porque ele era um bom comentarista de arbitragem, mas como diretor de árbitros, ele é um fiasco", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.