Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


Posse de Bola #71: Duelos de técnicos estrangeiros, Corinthians e São Paulo

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 13h23

O desempenho do Flamengo de Jorge Jesus no ano passado e o Campeonato Brasileiro atual com três times treinados por estrangeiros na liderança fizeram com que outros clubes apostassem em técnicos de fora do Brasil e a rodada do fim de semana tem confrontos entre o Atlético-MG do argentino Jorge Sampaoli com o Flamengo do espanhol Domènec Torrent, além de Vasco e Palmeiras, dos portugueses Ricardo Sá Pinto e Abel Ferreira.

No podcast Posse de Bola #71, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam os confrontos entre os técnicos estrangeiros e também o momento dos treinadores brasileiros enquanto há a chegada de mais um profissional de fora do país, o argentino Ramon Diaz, no Botafogo, além das eliminações do Corinthians e do São Paulo no meio de semana.

Em relação aos confrontos dos técnicos estrangeiros no fim de semana, Mauro Cezar chama a atenção para o fato de o treinador do Vasco, Ricardo Sá Pinto, ter sido sucessor do novo técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, além de comparar as situações de Jorge Sampaoli e Domènec Torrent, com ambos tendo perdido com diferença de três gols na rodada anterior, mas uma vantagem para o Flamengo em relação ao Atlético-MG considerando jogos anteriores.

"Dois jogos, do ponto de vista dos técnicos, despertam curiosidade, o duelo português em São Januário, até porque o Ricardo Sá Pinto substituiu o Abel Ferreira no Braga, então o Ricardo Sá Pinto lidava com atletas no seu último trabalho em Portugal que antes foram treinados pelo Abel, ou seja, imagine quantas vezes ele treinou e conversou com aqueles jogadores do Braga, 'o Abel faz isso, o Abel fazia aquilo'. Os dois se conhecem, imagino que o Sá Pinto conheça mais o Abel do que o contrário por essa razão, ele herdou um time formado pelo Abel Ferreira com relativo sucesso", diz Mauro Cezar.

"E no outro jogo, será que o Sampaoli vai mudar a sua estratégia? O que ele vai fazer? Acho que ele vai cantar a pedra ali e o Flamengo vai de repente seguir uma determinada linha, agora, o Atlético-MG muito mais pressionado, porque vem de uma derrota no Campeonato Brasileiro por 3 gols, como o Flamengo também vem, só que o Atlético-MG vem de uma derrota por 3 gols para o Palmeiras, uma derrota por 3 gols para o Bahia, o empate com Sport em casa, o empate com o Fluminense em casa, o Atlético-MG já vem há algum tempo com resultados ruins", completa.

No encontro entre Flamengo e Atlético-MG, Juca Kfouri discorda de Mauro Cezar e acredita que depois de perder por 3 a 0 para o Palmeiras em São Paulo, Jorge Sampaoli vai adotar uma postura mais cautelosa e tentar repetir o que conseguiu fazer com o Flamengo no Maracanã na primeira rodada do Brasileirão contra Domènec.

"Acho que o Flamengo é o time mais consistente, a meu ver é favorito nesse jogo, eu prevejo o Atlético-MG mais prudente do que o Flamengo, acho que o Atlético-MG jogara no Mineirão como jogou no Maracanã, com a humildade de quem sabe ser inferior, sabendo ao mesmo tempo que para ele esse jogo é decisivo, uma derrota para o Atlético-MG deixa ele com situações muito difíceis", diz Juca.

O programa também analisa o confronto entre o Grêmio de Renato Portaluppi e o Fluminense, que faz boa campanha sob o comando de Odair Hellmann, o que a chegada do argentino Ramon Diaz pode mudar na situação do Botafogo, as falhas do São Paulo na eliminação para o Lanús e o Corinthians tendo agora apenas o Brasileirão com a eliminação na Copa do Brasil.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.