Topo

Juca: Clubes vivem para enriquecer a CBF enquanto correm atrás de dinheiro

Do UOL, em São Paulo

01/11/2020 04h00

Na última semana o técnico Jurgen Klopp, do Liverpool, alfinetou Tite por convocar Fabinho para a seleção brasileira e não colocá-lo para jogar durante a Data Fifa, e houve também o episódio do atacante Mantuan, do Corinthians, que sofreu uma lesão séria enquanto fazia um jogo-treino pela seleção sub-20 e desfalcará seu clube.

No podcast Posse de Bola #69, Juca Kfouri critica a subserviência dos clubes em relação à Confederação Brasileira de Futebol, que prioriza a seleção brasileira e não fez nenhum movimento para reduzir os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, por exemplo. Além disso, o jornalista afirma que a entidade deveria ressarcir os clubes no caso de alguma lesão de um jogador a serviço da seleção.

"Um jogador cedido para a seleção brasileira tem que ter tudo pago pela seleção brasileira no período em que está servindo a seleção brasileira e na hipótese de um acidente de trabalho, durante o período do acidente de trabalho. E ser indenizado o clube. Porque é claro, alguém poderá dizer que o Mantuan podia ferrar o joelho descendo a escada em um treino do Corinthians. Poderia, só que ele se ferrou a serviço da CBF e a CBF tem que arcar com isso, mas há anos", diz Juca.

"Eu falei do Mantuan, falei do Walce, mas lembremos, o Flamengo acabou de ter jogos sem o Everton Ribeiro e sem o Arrascaeta porque eles estavam servindo suas respectivas seleções, sem que ninguém o indenize por isso. Está errado", completa.

O jornalista afirma que não há nenhuma medida das federações por falta de ação dos próprios clubes, enquanto as entidades que regem o futebol estão mais preocupadas com suas respectivas arrecadações.

"Agora, por que essa situação permanece e prevalece? Porque, com o perdão da má palavra, os cartolas dos clubes são todos uns bundões, que não enfrentam essa situação. E aí, vivemos essa situação esdrúxula de um calendário apertado, de um calendário atípico, agora sim atípico, por causa da pandemia", diz Juca.

"Em vez de você achar uma solução para fazer as eliminatórias em dois grupos de cinco times, você faz essa eliminatória turno e returno com 10 times, o que é um absurdo completo. O que justifica isso? Dinheiro no cofre das federações nacionais. Dinheiro este prejudicado neste momento também pela pandemia e pela complicação dos direitos de televisão. Mas é isso, os clubes vivem para fazer a CBF rica e eles correrem atrás de dinheiro. E nesta burrice envolve a perda de jogadores, de jovens, ou de jogadores já veteranos", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.