Topo

Arnaldo: Um jogador que simboliza a ideia de jogo do Diniz é o Daniel Alves

Do UOL, em São Paulo

31/10/2020 04h00

Com seu método de trabalho muitas vezes criticado pela torcida do São Paulo, o técnico Fernando Diniz volta a encontrar amanhã o Flamengo, no Maracanã, seu primeiro adversário quando assumiu o comando do clube paulista no ano passado, e conseguiu um empate sem gols. Mas desde então a forma de atuar do time mudou e o treinador recebe críticas de torcedores por isso, inclusive pela forma como foi eliminado do Campeonato Paulista e da Libertadores, além de derrotas como a diante do Lanús.

No podcast Posse de Bola #69, Arnaldo Ribeiro critica o fato de o técnico não mudar a forma de jogar quando enfrenta um adversário superior e cita Daniel Alves como um jogador que simboliza o trabalho de Fernando Diniz no São Paulo.

"É uma soberba um pouco diferente, e eu acho que é uma coisa que não se aplica, eu não vejo sentido nenhum você como técnico de futebol armar o seu time para jogar contra o Mirassol e contra Flamengo da mesma forma, contra o Fortaleza e contra o River Plate da mesma forma, como se você tivesse a seleção de 1970 nas suas mãos e que pudesse dar as cartas ali. Não é o caso do São Paulo", afirma Arnaldo.

"Acho que tem um jogador que simboliza um pouco essa ideia de jogo do Diniz, simboliza um pouco não, simboliza muito, que é o Daniel Alves, que também tem um pouco da 'soberba da derrota' no São Paulo", completa.

Para Arnaldo, o técnico e o seu capitão deveriam assistir ao VT do jogo com o Flamengo no ano passado para voltar à forma de atuar que conseguiu anular peças importantes do atual campeão brasileiro.

"Diniz está aí mais de um ano no comando e acho que tanto ele quanto o Daniel Alves deveriam assistir aos 90 minutos daquele jogo com o Flamengo, os dois. É o técnico e o capitão ver o VT lá, Flamengo e São Paulo", diz o jornalista.

"O Daniel Alves ousou destoar naquele jogo, para quem lembra, do resto do time no primeiro tempo, querendo jogar como se ele estivesse no Barcelona do Messi. No segundo tempo, quando o Flamengo colocou os titulares e ele se ligou que a missão dele era anular o Gerson, era o duelo particular. Foi um combate de gigantes, e o Daniel Alves jogou como se estivesse em uma batalha e não dando toquinho, chapéu, passe para trás, e o São Paulo conseguiu travar o Gerson, o Bruno Henrique o Gabigol, o Everton Ribeiro e o Arrascaeta. Se isso não é mérito, eu não sei o que é mérito", completa.

Arnaldo também critica a estratégia do técnico são-paulino por ter levado os jogadores titulares à Argentina para enfrentar o Lanús pela Copa Sul-Americana na última quarta-feira, quando o time acabou derrotado por 3 a 2.

"A estratégia do Fernando Diniz de levar todo mundo para a Argentina para enfrentar o Lanús é uma das coisas mais bizarras dos últimos tempos e agora ele tem o time cansado, como ele falou na entrevista, para pegar o Flamengo. Vamos ver o que vai dar", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.