Topo

Mauro Cezar: "Sá Pinto é boa tentativa do Vasco, que tem problemas demais"

Do UOL, em São Paulo

21/10/2020 04h00

O Vasco volta a campo hoje para enfrentar o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro e tem como principal novidade o técnico português Ricardo Sá Pinto, que faz sua estreia no comando do time cruzmaltino tentando afastar o clube das posições próximas à zona de rebaixamento, em uma sequência ruim de um time que havia começado a competição entre os primeiros colocados.

No podcast Posse de Bola #66, Mauro Cezar Pereira acredita que a aposta no técnico português parece uma boa para o Vasco, mas que o clube tem problemas fora de campo que podem atrapalhar o trabalho de seu novo comandante, além da necessidade de retomada do desempenho de jogadores como o argentino Cano.

"Claro que se der errado alguém vai falar isso, que estrangeiro não serve para nada e tudo mais. A aposta do Vasco eu acho que ela é boa, agora, a matéria que está publicada, inclusive no UOL, quatro meses de salários atrasados, o time não ganha há oito jogos, o Cano não faz um gol há 698 minutos, é justamente o período de jejum do Vasco que o Cano não consegue marcar, não é coincidência, o time não produz, o time não cria situações para o artilheiro, tem pouco, ele tinha uma chance e fazia gol, no começo do campeonato era assim, meia chance e ele fazia o gol, agora tem uma ou duas por jogo, às vezes nenhuma, e não está rolando, porque é impossível manter aquela média, era óbvio que aquilo mudaria, só que mudou de forma muito abrupta", diz Mauro Cezar.

"Acho que é uma boa tentativa do Vasco, o problema do Vasco é que o Vasco tem problemas demais. Salário atrasado, aí o Benítez que fica até o final do ano, o Independiente quer vender, o clube não tem dinheiro para comprar, é o cara que cria as situações de perigo ali, se ele vai embora, já complica tudo. E tem a eleição se aproximando", completa.

O jornalista cita o caso de Rogério Ceni, que consegue fazer um bom trabalho com um elenco modesto no Fortaleza, e acredita que é possível o treinador português melhorar a situação do Vasco no Brasileirão.

"O técnico está chegando agora, vai tentar tirar algo do elenco. Se o Rogério Ceni consegue tirar do Fortaleza, como já foi dito mais do que se imagina do elenco do Fortaleza, é claro que outros treinadores podem fazer a mesma coisa, a questão é que o Rogério Ceni trabalha há muito tempo no Fortaleza e o Ricardo Sá Pinto desembarcou agora no Rio e já vai enfrentar o Corinthians, não tem muito tempo, é muito mais difícil trabalhar nesse sistema", diz Mauro.

"Mas que pode melhorar, claro que pode melhorar, só que o Vasco não vai ficar lá em cima, o Vasco vai ter que se contentar no máximo ali com meio de tabela, se for mais do que isso, o Sá Pinto vai justamente reforçar a ideia de que os técnicos estrangeiros são realmente benéficos para o nosso futebol, o que é uma coisa meio que óbvia, mas há quem questione", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.