Topo

Juca Kfouri: "Corinthians está vivendo de novo o que viveu em 2007"

Do UOL, em São Paulo

20/10/2020 04h00

O Corinthians volta a campo amanhã para enfrentar o Vasco pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro depois de ser goleado por 5 a 1 pelo Flamengo e ainda muito próximo da zona de rebaixamento para a Série B, em um cenário conturbado, com dívidas, pressão da torcida e eleições marcadas para novembro para a definição do sucessor de Andrés Sanchez na presidência.

No podcast Posse de Bola #66, Juca Kfouri afirma que a situação do Corinthians é preocupante e o torcedor está na situação de monitorar os jogos dos time que estão abaixo na classificação para tentar fugir da zona de rebaixamento e evitar repetir a queda que ocorreu em 2007, sendo que a campanha atual tem pontuação inferior à da ocasião em que o time foi rebaixado.

"Na verdade, o corintiano adoraria que o campeonato tivesse terminado ontem (domingo), assim mesmo, tomando de 5, mas livre do rebaixamento. Daqui para a frente só há motivo de preocupação, porque evidentemente você não vai poder fazer contratações, nem deve, porque não tem dinheiro para isso, só aumentará a terra arrasada, para fazer uma campanha minimamente segura e sobreviver", diz Juca.

"Quarta-feira tem mais um jogo de 6 pontos com o Vasco, a situação do corintiano nesse momento, eu sei disso por experiência própria, é ficar olhando os jogos dos times que estão abaixo do Corinthians ou um pouco acima e torcer contra eles. Torcer para o Inter, torcer pelo empate entre os Atléticos, como aconteceu, torcer para o Bragantino perder do Sport, daí o Bragantino ganha do Sport, porque o Sport já não é adversário do Corinthians, está 3 pontos à frente do Corinthians, então o problema é olhar para baixo, isso que o corintiano tem que fazer", completa.

Para o jornalista, a vitória diante do Athletico-PR nos instantes finais depois de sofrer pressão do adversário na maior parte do jogo, foi um ponto fora da curva, e que a goleada contra o Flamengo é algo mais próximo da realidade corintiana atual.

"O jogo contra o Athletico-PR foi um aborto desses da natureza, porque o Walter pegou uma bola, claro que não dá para comparar com o famoso lance do Diego Souza e do Cássio, mas ele pegou uma bola do Kayzer, que é das grandes defesas acontecidas nesse Campeonato Brasileiro. Era para o Corinthians ter perdido por 3 a 0, e o Corinthians ganhou de 1 a 0, mas isso acontece uma vez. O comum, futebol por futebol, é tomar os 5 que tomou do Flamengo", diz Juca.

Ele também sai em defesa do goleiro Cássio e afirma que o maior problema do Corinthians é o presidente Andrés Sanchez, que assumiu o clube pela primeira vez justamente na campanha da queda em 2007, e corre o risco de deixar o comando na mesma situação no fim do ano, com o Brasileirão tendo jogos até fevereiro. Juca opina que o dirigente deveria renunciar ao cargo e antecipar o pleito.

"O problema do Corinthians não é o Cassio, o problema do Corinthians, não é de hoje, é o Andrés Sanchez, que se fosse minimamente apaixonado pelo Corinthians como ele diz, não se servisse do Corinthians como ele se serve, hoje apresentaria sua renúncia, proporia ao conselho uma antecipação da eleição para o Corinthians começar logo uma nova fase da sua vida, porque com ele é só o buraco. Está vivendo de novo o que viveu em 2007, foi na gestão dele que o Corinthians caiu e ele vai entregar um time de segunda divisão, é a história se repetindo feito tragédia", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.