PUBLICIDADE
Topo

Celso Unzelte: "Sistema defensivo é matéria que Diniz só estuda para passar"

Do UOL, em São Paulo

07/10/2020 12h00

Fernando Diniz apareceu como um técnico diferente no futebol brasileiro quando comandou o Audax no vice-campeonato paulista de 2016, mas passou depois por Athletico-PR e Fluminense sem obter êxito e atualmente vive um momento de muita pressão no comando do São Paulo após eliminações no Campeonato Paulista e na Libertadores, sem conseguir fazer valer sua proposta de jogo.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, o jornalista e escritor Celso Unzelte analisa o trabalho de Diniz no São Paulo e destaca o diferencial dele de pensar o jogo, assim como os treinadores estrangeiros, mas vê como um defeito seus times a formação de sistemas defensivos.

"Eu faço sempre essa comparação, sistema defensivo é uma matéria que o Diniz não gosta tanto, uma daquelas matérias que ele estuda só para passar. Na escola não tinha umas matérias que a gente estudava só para passar? Sistema defensivo não é o forte do Diniz, mas ele precisa equilibrar, os trabalhos dele precisam ser mais equilibrados", afirma Unzelte.

"No São Paulo, especificamente, eu acho que ele até perdeu o que tinha de mais importante, que era aquele Dinizismo do meio para a frente. O Fluminense tinha, o São Paulo já não tem. Então não é que seja o técnico perfeito, mas só o fato de ter alguém que pensa o jogo estrategicamente como ele pensa, e poucos técnicos brasileiros fazem isso, alguns até podem fazer, como o Vanderlei Luxemburgo, mas se negam, se retraem na hora dessa discussão, eu acho uma pena", completa.

O jornalista afirma que Diniz acaba sendo parecido com o caso de Paulo Henrique Ganso, no qual se criou muita expectativa, mas há decepção por não corresponder ao que dele se espera.

"O Diniz, bem ou mal, é um técnico brasileiro que pensar jogo, com seus erros e acertos. Eu lamento muito que o trabalho no São Paulo não esteja dando certo, e não está dando certo mesmo, mas ninguém pode negar que ele se preocupa com o jogo, se preocupa com o pensar do jogo. Eu acho que a gente precisava de mais gente assim, inclusive essa é uma diferença, no exterior se pensa o jogo", declara Unzelte.

"Há toda essa expectativa em cima do Diniz, o Diniz é mais ou menos o Paulo Henrique Ganso dos técnicos, que a gente não tem nenhum camisa 10 e queria que o Ganso desse certo. Mas é isso, o Diniz pensa o jogo e a gente precisa de mais gente que pense o jogo", conclui.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda terça-feira, às 14h, em transmissão ao vivo, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.