Topo

Mauro Cezar: "São Paulo vem decepcionando sua torcida muito antes do Diniz"

Do UOL, em São Paulo

26/09/2020 04h00

O São Paulo entra em campo hoje, às 19h, para enfrentar o Internacional, vice-líder do Campeonato Brasileiro, no mesmo dia em que Fernando Diniz completa um ano como técnico do time e chega mais uma vez sob críticas após a atuação contra a LDU, na qual foi derrotado e ficou perto da eliminação antecipada na fase de grupos da Copa Libertadores. No caso de outro resultado negativo, como fica a situação do técnico meses antes das eleições que definição o novo presidente são-paulino?

No podcast Posse de Bola #59, Mauro Cezar Pereira afirma que o trabalho de Fernando Diniz é visto com rigor, mas a responsabilidade pelos resultados negativos não pode ser colocada apenas na conta do treinador, já que os seus antecessores também não conseguiram títulos comandando o time.

"Tem aí o trabalho do Raí, tem o presidente, alguns jogadores, então acho que fica distribuído ali, não é só por ele, tanto que o São Paulo já vem nessa pegada aí decepcionando sua torcida muito antes de o Diniz chegar ao São Paulo, isso já vem de longa data, não é uma novidade. Não é que o São Paulo estava ganhando tudo, o Diniz chegou e passou a perder", diz Mauro Cezar.

"Acho que ele tem uma parcela de responsabilidade em um cenário em que a diretoria também tem, até maior, porque a diretoria está aí há quanto tempo? O Leco teve quantos técnicos? Ricardo Gomes, Rogério Ceni, Dorival Júnior, Jardine, Aguirre, Cuca, Mancini durante um curto momento, interino ali que depois que parecia que queria ficar, enfim, Diniz. Qual deles? Teve um momento ali com o Aguirre que o time chegou a liderar o Campeonato Brasileiro, depois perdeu fôlego, contratações ruins", completa.

O jornalista cita o caso da contratação de Diego Souza, que saiu de graça para o Botafogo e hoje já está jogando no Grêmio, depois de o São Paulo ter investido em sua contratação, e aponta que a situação do São Paulo tem mais influência do trabalho do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e do executivo de futebol Raí.

"As negociações bizarras, a do Diego Souza é uma das mais incríveis, contrata o jogador por uma grana e depois doa o jogador para o Botafogo, foi embora. Quer dizer, que diretoria é essa? E aí tem as digitais do Raí e tem do Leco e de todos os que estão com eles. Eu acho que ela é distribuída de fato, não é só uma responsabilidade do técnico, tanto que assim, não dá para ter nenhuma convicção de que saindo o técnico tudo vai se resolver, pelo contrário, a diretoria vai continuar, a tendência é que fique tudo igual, mesmo com outro técnico, pode melhorar um pouquinho e tal, conseguir dar uma arrumada aqui e ali no time, dependendo da maneira como o técnico trabalha", diz Mauro.

"A questão também é que é muito fim de feira, faltam quatro meses para acabar a Era Leco, então a chega em uma hora assim que agora vai até o final, leva assim mesmo e vê o que acontece. E o seguinte, as opções que o São Paulo tem também, é tudo muito mais do mesmo. Você vê quem são os candidatos, os nomes que aparecem. São pessoas que já estiveram junto com o Leco em algum momento na política do São Paulo, reunidos sob algum guarda-chuva, sob o guarda-chuva do Juvenal, por exemplo, todo mundo já teve junto ali", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.