Topo

Arnaldo: "Palmeiras de Luxemburgo tem condição de ir longe no mata-mata"

Do UOL, em São Paulo

23/09/2020 04h00

Invicto desde o início do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é uma das equipes com mais empates na competição, motivo pelo qual o time comandado por Vanderlei Luxemburgo não conseguiu atingir a liderança da competição, mas na campanha da Libertadores, pela qual volta a jogar hoje, às 21h30, contra o Guaraní, do Paraguai, o aproveitamento dos pontos é de 100%.

No podcast Posse de Bola #58, Arnaldo Ribeiro afirma que o time do Palmeiras é difícil de ver jogar até para o torcedor palmeirense e se distancia das chances de brigar pelo título brasileiro com tantos empates, mas o jornalista vê características que podem fazer com que a equipe possa ir longe na Libertadores, competição que é chamada de obsessão pelos torcedores e na qual Luxemburgo ainda não tem um título.

"É um sistema defensivo forte, é um time que toma poucos gols, é um time que não perde, mas vê-lo jogar é quase um desafio para o próprio palmeirense. Mas esse tipo de jogo, com os jogadores que tem, faz com que o Palmeiras tenha condição de, se não no Brasileiro, onde o empate não leva a lugar muito longe, então o Palmeiras está invicto, mas não consegue chegar na liderança, nos torneios mata-mata, se não fizer a burrada de botar o terceiro zagueiro para segurar o resultado no finalzinho do jogo e tomar o castigo, o Palmeiras do Luxemburgo tem condição de ir longe", diz Arnaldo.

"Tem muito jogador rodado, tem várias características de time de mata-mata, e a Libertadores que é prioridade do Palmeiras e do Luxemburgo, que nunca venceu, pode ser um torneio que o Palmeiras consiga, enfim, chegar mais longe. Até porque na fase de grupos está muito fácil, já está virtualmente classificado, 100% de aproveitamento", completa.

Atlético-MG de Sampaoli é a antítese do Palmeiras de Luxemburgo

No Campeonato Brasileiro, Arnaldo vê o líder Atlético-MG como a antítese do Palmeiras de Luxemburgo e acredita que o clube mineiro pode se beneficiar do fato de disputar apenas uma competição até o final da temporada, enquanto os principais adversários têm Libertadores e Copa do Brasil.

"No Brasileiro é bem curioso que o Atlético-MG seja o líder e o Palmeiras tenha empatado mais uma, o Atlético-MG do Sampaoli é a antítese do Palmeiras do Luxemburgo, ele não empata, só ganha ou perde, o Luxemburgo só empata, e quem está na frente é o Atlético-MG e são esses os critérios. Quem arrisca mais no Brasileiro tende a ir mais longe, e é o que está fazendo o Atlético-MG", afirma Arnaldo.

"A frente única para o Galo em um calendário louco, de pandemia, pode fazer muita diferença nessa temporada, pode ser crucial para definir o título brasileiro. É claro que o Galo vive nessas coisas, não jogou, mas tem os conflitos internos, tem o Sampaoli enchendo o saco toda semana, tem invenção do Thiago Neves, aí vai contratar o cara do Boca Juniors que bateu na mulher, tem mil coisas. O Atlético também não é aquela coisa, tem conflito interno, vai ser sempre na base do conflito, mas tem um campeonato só e um treinador capaz", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.