Topo

Mauro: Dome precisa simplificar ao máximo e aproveitar conjunto do Flamengo

Do UOL, em São Paulo

21/09/2020 18h32

O Flamengo volta a jogar amanhã, às 19h15, pela Libertadores, contra o Barcelona de Guayaquil, depois de ter sofrido a maior goleada de sua história na competição, com os 5 a 0 contra o Independiente Del Valle, em Quito. E o atual campeão continental ainda tem uma série de problemas, com sete desfalques confirmados em casos de covid-19, além de lesionados e um suspenso, caso do zagueiro Gustavo Henrique.

No podcast Posse de Bola #58, Mauro Cezar Pereira analisa o cenário que encontra o técnico Domènec Torrent ao mesmo tempo em que internamente há quem defenda a sua demissão no clube. Para o jornalista, é necessário que o catalão faça o simples para retomar a confiança dos jogadores e conseguir o resultado diante de mais um time equatoriano.

"De imediato, é colocar em campo um time minimamente competitivo e ganhar esse jogo. E, a partir de uma eventual vitória, tentar juntar os cacos e seguir em frente. Acho que vai passar muito também pela confiança do Domènec, pela conquista de confiança, se é que ele ainda consegue, do Domènec junto aos jogadores. E acho que para isso ele precisa simplificar um pouco mais as coisas", diz Mauro Cezar.

"Eu acho que esse não é o momento que permita a ele fazer muitas mudanças, muitas experiências. Aquele negócio de botar cinco caras no ataque, que é uma teoria que pode funcionar aquilo, mas depende de preparação, de um entendimento mais profundo, coisa que não é viável neste momento. Esse é um dos erros dele me parece. Então eu acho que ele tem que simplificar ao máximo, tentar colocar em campo o time possível, para jogar de uma maneira mais próxima daquilo que os jogadores estão habituados e aproveitar o que ele puder do conjunto", completa.

Mauro cita aprendizados que o treinador precisa demonstrar da derrota sofrida para o Independiente Del Valle e alerta para os cuidados defensivos que o time deveria ter tido na partida quando perdia por 1 a 0 no segundo tempo.

"A derrota de 5 a 0 não teria ocorrido se no segundo tempo ele, ao invés de tentar pressionar no campo de ataque na altitude, ele tivesse recuado o time, se plantado, pelas circunstâncias da altitude, segundo tempo, já estava perdendo, 1 a 0 estava barato já, poderia estar 2 a 0. O Del Valle perdeu um gol feito antes de fazer 1 a 0, inclusive, cara a cara com o César", afirma o jornalista.

Flamengo terá sequência difícil com prováveis desfalques

Além da partida em Guayaquil, o Flamengo terá uma sequência de jogos difíceis, como o jogo diante do Palmeiras, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, e seguida de mais uma partida contra o Independiente Del Valle, desta vez no Maracanã, mas que deverá ter o desfalque dos jogadores que testaram positivo para a covid-19.

"Acho que são algumas etapas, a primeira delas eu acho é tentar ganhar os jogadores, é tentar fazer o mais simples possível junto a esses jogadores para que o time seja competitivo contra o adversário que é inferior ao da quinta-feira, o Flamengo não vai jogar com o Del Valle. O problema do Flamengo com o Del Valle é na outra semana, na quarta, dia 30, no Rio, porque não terá essa galera aí da covid", diz Mauro.

"Joga contra o Palmeiras em São Paulo no domingo, mas aí no domingo à noite já está no Rio, tem a segunda, a terça para preparar para quarta, mas a sequência vai ser muito pesada com tantos desfalques. Então, quanto mais simples, melhor. Sem contar que a quantidade de pessoas que pedem a cabeça do técnico é uma coisa absurda, é um momento bem delicado, mas acho também que não é uma coisa desesperadora pelo adversário e pelos jogadores que restaram", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.