Topo

Arnaldo: "Palmeiras do Luxa pode brigar por todos os títulos este ano"

Do UOL, em São Paulo

19/09/2020 04h00

Criticado pelos próprios torcedores pelo futebol apresentado sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras manteve os 100% de aproveitamento na fase de grupos da Libertadores ao vencer o Bolívar na altitude e segue invicto no Campeonato Brasileiro, totalizando apenas duas derrotas em 28 jogos disputados na temporada.

No podcast Posse de Bola #57, Arnaldo Ribeiro diz que há certo exagero nas críticas ao trabalho de Luxemburgo considerando os números da equipe na temporada e também outros aspectos, como a escalação de garotos das categorias de base e a perda do principal jogador do time nos últimos anos, o atacante Dudu.

"É histórico o nível de cobrança do palmeirense em geral. Eu vou dar alguns elementos, 100% na Libertadores. O grupo é fraco? É fraco, mas ganhou até na altitude, 100% de aproveitamento. O título estadual diante do maior rival, invicto no Brasileiro, duas derrotas no ano, isso não é um lixo, não dá para ser um lixo", diz Arnaldo.

"Aliás, um monte de meninos jogando e brilhando, tem mais alguns elementos, isso não pode ser um lixo. Então o grau de exigência eu entendo pelo elenco, o investimento, e tem mais um detalhe aí, perda do melhor jogador Dudu no meio disso tudo. Você está vendo como está o Grêmio sem o Everton Cebolinha, então assim, isso não é um lixo, definitivamente não é um lixo. O Luxa não é um lixo em 2020", completa.

Arnaldo afirma ainda que o time Vanderlei Luxemburgo tem chance de vencer todas as competições da temporada, incluindo a Libertadores, inédita para o treinador.

"Tem um time competitivo, sofre poucos gols, pode brigar por todos os títulos esse ano. O time do Palmeiras do Luxemburgo pode brigar por todos os títulos esse ano, inclusive a Libertadores, que o Luxemburgo não tem, pela característica do time. Brilhante ou não, eu quero ver contestar se vier aí a Libertadores, ou o G4 do Brasileiro, ou a Copa do Brasil", afirma o jornalista.

"Pelo que nós estamos vendo dos outros times, o Palmeiras é o time mais sólido do Brasil hoje, o que a gente pode fazer? Para ganhar do Palmeiras ninguém ganha, é difícil, é difícil ganhar do Palmeiras", completa.

O jornalista aponta que o Palmeiras tem como próximo desafio na temporada o duelo com o Flamengo, que o derrotou facilmente nos dois turnos do Campeonato Brasileiro no ano passado, mas vê uma distância menor atualmente entre os dois times.

"Tem mais umas coisas que eu acho que podem ficar num outro aspecto nos próximos dias, tem um jogo aí, tem mais um desafio. E acho, talvez, passado esse desafio, se vencido, aí ainda as cornetas vão ser mais contestadas ainda, que é o desafio do dia 27 de setembro, Palmeiras e Flamengo no Allianz Parque", afirma Arnaldo.

"O Luxemburgo foi contratado para deixar o Palmeiras mais próximo ao Flamengo, simplesmente isso, na prática era pegar um time que tinha bons jogadores e fazê-lo jogar e ganhar, e diminuir a diferença em relação ao Flamengo, essa diferença já diminuiu pelo Palmeiras e pelo Flamengo, pelas duas coisas. O Palmeiras não é brilhante, não é e não vai ser brilhante, o time do Luxemburgo não vai ser brilhante, ele não tem mais condição de fazer isso, os jogadores que o Palmeiras tem não têm mais condição de fazer isso, não têm condição, nunca tiveram de fazer um time brilhante", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.