Topo

Arnaldo: Com 5 a 0 no Flamengo, Ramírez é primeira opção para brasileiros

Do UOL, em São Paulo

19/09/2020 04h00

Campeão da Copa Sul-Americana com o Independiente Del Valle no ano passado, com a eliminação do Corinthians em São Paulo, o técnico Miguel Ángel Ramírez passou a ser acompanhado pelo futebol brasileiro e cotado até como candidato a vagas em clubes do país. Com a goleada de 5 a 0 aplicada sobre o Flamengo, a desconfiança a respeito da idade e experiência pode ser um empecilho a menos para os dirigentes brasileiros.

No podcast Posse de Bola #57, Arnaldo Ribeiro lembra que já havia sugerido que a melhor opção para o Flamengo quando recebeu as primeiras negativas de técnicos do futebol europeu era a contratação do espanhol, que poderia ter uma adaptação melhor que Domènec Torrent por já trabalhar na América do Sul, e diz que agora o treinador passa a ser alvo direto dos clubes no país.

"Não sei se o Flamengo está arrependido de ter optado pelo Domènec em detrimento ao Ramírez, o que eu sei é que depois do 5 a 0, o Ramírez passa a ser a opção número 1 na América do Sul para qualquer time brasileiro", diz Arnaldo.

"Toda vez que alguém for pensar na contratação de um técnico estrangeiro, e faz sentido hoje porque o mercado de técnicos brasileiros está muito fraco, vão falar no Miguel Ángel Ramírez em primeiro lugar. Porque, além do trabalho que ele vinha desenvolvendo, teve essa sapatada no campeão da América do Sul, no melhor time do Brasil. Então hoje o cara é o técnico mais bem visto pelos clubes, pelo cartolas dos clubes brasileiros, pode apostar", completa.

Arnaldo lembra que sua justificativa para apontar o técnico do time equatoriano como melhor opção para o Flamengo se dava pelo tempo que um treinador vindo de outro continente precisaria para se adaptar ao futebol brasileiro, além de não ter uma mudança brusca em relação à forma como o time rubro-negro jogava com Jorge Jesus.

"Ele sabe hoje todo sobre o futebol sul-americano. O Domènec não sabe uma vírgula de futebol sul-americano, ele está aprendendo com o tempo. Seria uma coisa que daria mais trabalho a opção pelo Domènec e aí eu até brincava, europeu por europeu, nós temos um europeu aqui na América do Sul, jovem, promissor, que já faz um trabalho consolidado e conhece a América do Sul, conhece tudo, o clima e tal", analisa o jornalista.

"Tivesse agora alguém com a oportunidade de contratá-lo, contrataria. Ele é jovem, só comandou um time minúsculo, é verdade, mas valia a aposta porque o trabalho dele é muito bom e o conhecimento dele do futebol local também, seria uma aposta que eu faria, continuaria fazendo se fosse dirigente de qualquer time brasileiro", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.