Topo

Com 5 gols no Corinthians, Dinamite superou passagem discreta no Barcelona

Mais Os Canalhas
1 | 25
Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

04/09/2020 04h00

Ídolo do Vasco e maior goleador da história do clube, Roberto Dinamite também atuou pelo Barcelona em 1980, mas teve uma passagem curta, com apenas 11 jogos e três gols marcados. Mas o período de pouco destaque no futebol europeu foi superado com uma das maiores atuações da carreira em sua volta ao Maracanã, com os cinco gols marcados na vitória por 5 a 2 diante do Corinthians que tinha jogadores como Sócrates e Wladimir.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Dinamite recorda a atuação como importante para tirar a dúvida por sua passagem curta pelo Barcelona e que seus gols foram destaque nos jornais catalães.

"Foi aquele dia que dá tudo certo, eu jamais poderia imaginar e aquilo ali veio em cima de uma situação da minha volta da Espanha, foi o meu segundo jogo e o primeiro no Rio, no Maracanã, com a torcida do Vasco. O primeiro eu joguei acho que em Recife, nós vencemos de 1 a 0, e aí veio esse jogo para o Maracanã, Vasco e Corinthians, o Corinthians com um grande time de Sócrates, Amaral, Wladimir, então é aquele dia que tudo dá certo, que a coisa encaixa, tu tem as oportunidades, acontece uma, duas, três?", afirma Dinamite.

"Realmente foi um jogo memorável e que ficou marcado. Para mim ficou marcado em razão do resultado em si, dos gols e, principalmente, dessa volta para o Brasil depois dessa passagem no Barcelona, que foi uma passagem muito curta e aí fica aquela coisa não na minha cabeça, mas fica a coisa da interrogação. Eu lembro que na semana seguinte eu recebi alguns jornais de Barcelona e tal e o pessoal colocando 'esta sim é a Dinamita', um negócio muito legal", completa.

No jogo em que o Corinthians havia saído na frente, Dinamite levou apenas 45 minutos para superar o número de gols marcados com a camisa do Barcelona, com quatro bolas na rede ainda no primeiro tempo, antes de fechar a conta na segunda etapa. Ele destaque que na ocasião a vitória também foi especial por reunir não apenas os torcedores corintianos, mas também os flamenguistas como adversários em jogo com mais de 100 mil pagantes, em dia de rodada dupla.

"Um detalhe assim que é interessante nesse jogo foi a preliminar. O Flamengo jogou na preliminar, Flamengo e Bangu, e então duas grandes torcidas, Corinthians e Flamengo de um lado contra. Teve dose dupla de satisfação! Com todo o respeito, é claro, que eu falo, mas foi muito legal, foi acho que uma volta assim que tomei um banho de carinho", conclui.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda terça-feira, às 14h, em transmissão ao vivo, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.