Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


Posse de Bola #51: SPFC x Corinthians, Flu x Vasco, e o destino de Messi?

Do UOL, em São Paulo

28/08/2020 12h04

Com dois técnicos que ainda buscam a confiança do torcedor, mas com posições distintas na pontuação do Campeonato Brasileiro, o São Paulo de Fernando Diniz e o Corinthians de Tiago Nunes disputam no domingo, às 11h, no Morumbi, com o clube mandante desfalcado de Daniel Alves, seu principal jogador, além do lateral esquerdo Reinaldo e ainda com dúvida em relação a Luciano, atacante que foi decisivo para o clube nas últimas três partidas.

No podcast Posse de Bola #51, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam os times e as possibilidades no clássico paulista e também no clássico carioca entre Fluminense e Vasco, além do momento do Flamengo que tenta a retomada com Domènec Torrent diante do Santos. O programa aborda ainda a questão dos naming rights da Arena Corinthians e qual deverá ser o destino de Lionel Messi, de saída do Barcelona.

Para Juca Kfouri, a situação na qual São Paulo e Corinthians chegam para o clássico da manhã de domingo indica um cauteloso empate, que evitaria uma pressão tanto sobre Fernando Diniz quanto em Tiago Nunes. Mesmo com o perfil dos dois técnicos, o jornalista acredita que eles vão abrir mão de seus conceitos para um futebol menos ofensivo e de menos riscos.

"Eu diria para você que têm a perder e muito os dois treinadores, razão pela qual eu já aposto aqui num pálido 0 a 0, às 11h da manhã de domingo, no Morumbi. Eu acho que será aquele jogo em que, como diria o filósofo Vanderlei Luxemburgo, que o medo de perder tirará a vontade de vencer. Acho que é um jogo que tem todas as características de um 0 a 0 que manterá os dois ainda sob desconfiança, mas vida que segue", afirma Juca.

"Diante do que o Corinthians fez na quarta-feira, eu não tenho duvida de que tanto o Tiago Nunes quanto o Fernando Diniz seguirão revendo conceitos, seguirão fazendo o jogo pelo resultado e não o jogo que eles gostariam de fazer, pelo menos o jogo que declaradamente e ideologicamente eles defendem", completa o jornalista.

Já Arnaldo Ribeiro destaca a obrigação que Fernando Diniz terá de montar um São Paulo que não seja tão dependente de seu camisa 10 Daniel Alves, desfalque devido a uma fratura no braço sofrida durante o jogo contra o Athletico-PR e que o deixará fora do time por pelo menos 40 dias.

"O Daniel Alves é o melhor jogador do futebol brasileiro tecnicamente falando, não tem discussão, ele é um nível muito acima dos outros. Agora, a questão é que o São Paulo se tornou completamente dependente do Daniel Alves a partir do momento em que o Fernando Diniz arma o time em função dele, literalmente, da posição em que ele se sente mais confortável, o tipo do jogo que ele gosta mais", diz Arnaldo.

"É difícil imaginar o São Paulo sem o Daniel Alves, o São Paulo do Diniz não existe sem o Daniel Alves até agora. Vai ter que existir, são pelo menos 40 dias fora, é tipo um outro trabalho, é uma reconstrução, uma terceira etapa do Fernando Diniz no comando do São Paulo e aí tem uma grande incógnita se essa ausência, para o time vai ser pior, isso é ponto pacífico, não tem nenhuma discussão, o time vai sentir muito a falta dele. Agora, para o técnico, que formou o time em função dele, de repente, pode servir como um respiro, um álibi, uma trégua com a evidência de que perdendo o principal jogador", completa.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.