Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


Posse de Bola #45: Palmeiras x Corinthians, Diniz, Fla x Galo e Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 11h57

Palmeiras e Corinthians voltam a campo amanhã para a definição do campeão paulista após o empate em 0 a 0 no primeiro jogo da final, quando os times criaram poucas chances de gol. Se para o Corinthians o título significaria o inédito tetracampeonato no profissionalismo, para o Palmeiras é a chance de encerrar uma série de resultados negativos contra o maior rival e superar a derrota em casa em 2018. No podcast Posse de Bola #45, que estreia nesta semana as edições também às sextas-feiras, Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam as condições dos dois rivais e se dá para esperar um jogo diferente.

Juca Kfouri acha difícil que os times consigam piorar suas atuações em relação ao primeiro jogo, mas acredita em outro empate sem gols e a definição apenas nos pênaltis, forma como foi há dois anos a decisão do estadual no mesmo Allianz Parque, quando o Corinthians levou o título.

"O grande desafio deles é fazerem menos. Me parece impossível que façam menos, se você pegar primeiramente a quantidade de chutes a gol e você achar que a decisão do Paulistinha pode ter menos do que quatro chutes entre as três traves como houve na quarta-feira em Itaquera, aí realmente vai ser um espanto, será o caso de dividir a taça e dar o campeonato para os dois", diz Juca.

"Embora eu considere, e você sabe que isso causou grande revolta em certas áreas, que o campeão estará de acordo com o nível do campeonato, porque o que nós vimos quarta-feira em Itaquera não autoriza supor que amanhã as coisas venham a ser tão melhores e, na verdade, eu acho que o que deve acontecer é uma decisão por pênaltis. Vamos ter mais um 0 a 0 e uma decisão por pênaltis, a taça nas mãos, ou do Cássio ou do Weverton, dois bons goleiros, dois goleiros pegadores de pênaltis", completa o jornalista.

Já Mauro Cezar Pereira afirma que os clubes precisam ter consciência de que o Campeonato Paulista é uma competição que deveria servir para que os times encontrem os problemas e consigam corrigi-los visando competições mais importantes, como Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

"Quem ganhar no sábado, será festejado, os resultadistas vão encontrar virtudes, vão elogiar, mesmo que seja nos pênaltis, e aí vai ser, digamos assim, o pedágio que vai pagar aquele que vencer. Vai ter um troféu, ele fica para a história, se for do Corinthians, então, mais ainda, pelo que o Juca explicou, o tetracampeonato, um negócio muito raro, inédito até no caso de São Paulo, e a partir daí você vai ter de repente muita gente anestesiada, vendo virtudes até onde não tem, quando o campeonato estadual, esses jogos, eles servem muito mais para uma autocrítica, para você identificar os problemas e tentar corrigi-los", analisa.

Além da final do Campeonato Paulista, o programa também analisa a situação de Fernando Diniz no São Paulo, que começa o Campeonato Brasileiro sob pressão, o Santos que demitiu o treinador português Jesualdo Ferreira às vésperas da estreia e pode contratar Cuca, além do que se pode esperar do jogo entre Flamengo e Atlético-MG, partida que tem o atual campeão contra o técnico que foi vice no ano passado e um duelo particular do estreante espanhol Doménec Torrent e o argentino Jorge Sampaoli.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.