Topo

Arnaldo: "Para o palmeirense, o que vale é ganhar em cima do Corinthians"

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 18h03

O Palmeiras não ganha o Campeonato Paulista desde 2008, quando o técnico também era Vanderlei Luxemburgo, e na final mais recente, o clube foi derrotado nos pênaltis em seu estádio diante do Corinthians, o adversário da decisão deste sábado. Com a torcida pressionando o elenco pela vitória diante do rival, o treinador assimilou o discurso com seus jogadores.

No podcast Posse de Bola #45, Arnaldo Ribeiro afirma que Luxemburgo percebeu que pode cair novamente nas graças do torcedor palmeirense em caso de conquista do estadual, o que daria crédito ao experiente treinador para a sequência da temporada.

"Para nós que analisamos futebol, o eventual título estadual não vai colocar o Luxemburgo de volta na prateleira dos grandes técnicos brasileiros, é preciso muito mais ainda. Agora, para o torcedor do Palmeiras eu já percebi nessas últimas semanas, por conta de o adversário ser o Corinthians, que está entalado aqui na garganta, por conta de o Luxemburgo ter colocado no time principal os meninos que a torcida do Palmeiras tanto queria, há tempos, o Luxemburgo para o torcedor do Palmeiras ele vai contentar a todos, ele vai sair muito bem na fita se for campeão paulista e ele já percebeu isso", afirma Arnaldo.

"Esse discurso de tirar da fila faz parte, as preleções inflamadas também, e ele não vai conquistar de volta o respeito nacional, mas a idolatria como principal treinador do Palmeiras. Tem uma disputa curiosa entre ele e o Felipão, de estilos, ele vai ganhar muitos pontos. Ele já percebeu isso e o crédito que um título paulista dá por ser um Palmeiras e Corinthians, ele é longo", completa.

O jornalista opina ainda que a saída de Dudu para o Al-Duhail, do Qatar, dá álibi ao treinador que poderá justificar a mudança da proposta de jogo em relação ao discurso oficial pot ter perdido o seu principal jogador.

"Ele tem ainda algumas desculpas, talvez a principal, para contrariar o estilo ofensivo pelo qual foi contratado. A principal delas é a venda do Dudu, eu falei para vocês há algum tempo, é um álibi. 'Eu queria montar o quadrado mágico, venderam o meu principal jogador e eu tive que fazer um outro time'. Do quadrado mágico, ele vai para um time com um atacante só e enche de volantes e moleques a equipe dele para ganhar", analisa Arnaldo.

Palmeiras mais pressionado na final

Enquanto Luxemburgo ressalta a importância do título paulista justamente por ser diante do maior rival, Arnaldo Ribeiro vê o Palmeiras tendo uma responsabilidade maior para vencer o clássico e conquistar o título no seu estádio depois de o clube não ter tentado levar vantagem na primeira partida.

"Ele encampou essa frase para os jogadores. 'Olha, Campeonato Paulista é uma coisa, Palmeiras e Corinthians é outra coisa', e é outra coisa. E a gente tem que entender que para o torcedor do Palmeiras, o que vale mais é o cara ganhar o campeonato em cima do Corinthians, a gente tem que saber, é assim", diz o jornalista.

"Pelo fato de ter Luxemburgo empurrado o jogo para a segunda partida, jogado para empatar na primeira partida escancaradamente, a responsabilidade inteira do título paulista é do Palmeiras, pelo histórico recente adverso em relação ao rival, pela pressão, então tem um misto de oportunidade e obrigação, vamos ver como é que o Luxemburgo vai lidar com essa dualidade", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.