Topo

Arnaldo: "Ajuda ao Corinthians aumenta a pressão no São Paulo pelo título"

Do UOL, em São Paulo

27/07/2020 16h52

O técnico Fernando Diniz escalou um time reserva na partida contra o Guarani e a vitória do São Paulo ajudou o rival Corinthians a se classificar para as quartas de final do Campeonato Paulista, o que desagradou a muito torcedor são-paulino, relembrando a perda do título estadual de 2019. Como consequência da classificação do rival, o clube encara o Mirassol na quarta-feira para ir à semifinal com uma cobrança maior dos torcedores para que o São Paulo conquiste o Paulista e encerre o jejum de conquistas desde a Copa Sul-Americana de 2012 e, no caso do estadual, desde 2005.

No podcast Posse de Bola #43, Arnaldo Ribeiro analisa que a vitória do São Paulo e a classificação corintiana aumenta a pressão sobre Fernando Diniz e seus comandados pela conquista do título, que já é visto como prioritário por ser a única possibilidade de erguer um troféu ainda em 2020, já que o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores só serão concluídos em 2021.

"Coloca sim, embora a pressão não seja no estádio, seja na rede social e talvez em atos extracampo, como foram aqueles torcedores do Palmeiras que tentaram invadir o clube depois da derrota contra o Corinthians. Os torcedores rivais se odeiam e essa questão de 'entrega' ou qualquer outra coisa para prejudicar o rival não é uma coisa só de São Paulo, Rio, Brasil, é como vocês falaram no início, acontece em todos os lugares do planeta", diz Arnaldo.

"O fato é que agora, fazendo o que era melhor para ele, e de fato o que dava para fazer que era colocar o reserva e preservar os titulares para o mata-mata, a pressão sobre o Diniz e sobre o São Paulo aumenta. O torcedor não aceita nada além de ganhar o campeonato. Já era assim e se tornou ainda maior depois da classificação que incluiu o Corinthians", completa o jornalista.

Para Arnaldo, o retrospecto recente do São Paulo contra seus principais rivais e a falta de títulos fazem com que a pressão seja maior do que seria em outra ocasião. Ele ressalta ainda que pode ser que o clube nem enfrente mais o Corinthians no Paulista atual, dada a força do Red Bull Bragantino, adversário do clube alvinegro na partida de quinta-feira pelas quartas de final.

"Para o Diniz e para o São Paulo tirarem esse caminhão das costas, eles terão que ser campeões paulistas. Vale a gente ressaltar que é possível, se as coisas correrem normalmente, pelo nível dos times, que o Corinthians não passe na próxima fase contra o Bragantino, que é mais forte do que ele. Então talvez não tenha o confronto São Paulo e Corinthians, e um fique pelo caminho", diz Arnaldo.

"O fato é que essa pressão do São Paulo sobre os rivais, o torcedor são-paulino em relação aos rivais, ela acontece num momento em que o São Paulo vive um jejum de títulos gigantesco e um retrospecto completamente desfavorável em relação aos seus principais adversários, resta ao Diniz e aos caras passarem por cima e ganharem o campeonato, coisa que eles não fazem há muito tempo", conclui.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.