PUBLICIDADE
Topo

Vampeta: "Valencia veio me comprar achando que eu era holandês"

Do UOL, em São Paulo

10/07/2020 04h00

Vampeta ganhou seu apelido durante o período em que viveu no alojamento do Vitória, no futebol baiano, numa junção das palavras vampiro e capeta. Ele foi cedo para a Europa, ao ser contratado pelo PSV Eindhoven, da Holanda, clube pelo qual jogou entre 1994 e 1997, com períodos de empréstimo para o Fluminense, e no retorno ao PSV, despertou o interesse do Valencia, da Espanha, durante o período em que atuava como lateral direito do clube holandês.

No programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Vampeta lembra que os dirigentes do clube espanhol o queriam pensando que ele fosse holandês — afinal, o apelido lembrava os Van der Vaarts e Van Bastens que fizeram sucesso com a camisa laranja. Quando descobriram que ele era brasileiro, acabaram desistindo da contratação — devido ao limite de estrangeiros por time, já que um holandês não contaria.

"Eu fico esse um ano aqui no Brasil, e eu volto para a Holanda, onde os belgas já não são mais estrangeiros, o Ronaldo já tinha ido para o Barcelona, e aí eu fico de titular, não podia jogar no meio de campo, eu sempre fui meio-campo, nunca fui lateral. O Dick Advocaat teve que arrumar um lugar para eu jogar no time, porque os dois volantes do PSV eram o Jonk e o Cocu, aí me botaram para a beirada, lateral direito", conta Vampeta.

"Fomos campeões holandeses, duas Copas da Holanda, e o Valência veio me comprar achando que eu era holandês. Vam Peta. Quando os caras viram que era passaporte brasileiro, desistiram da negociação, porque era mais um estrangeiro no plantel, aí eles compraram aquele [Jocelyn] Angloma, o francês", completa o ex-jogador.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.