Topo

Edu Coimbra: "Eu só jogava no Flamengo quando o Zico era convocado"

Do UOL, em São Paulo

21/06/2020 04h00

Com uma longa carreira atuando pelo América-RJ, com mais de 400 jogos disputados e 200 gols marcados, Edu Coimbra ainda passou pelo Vasco e teve a oportunidade de integrar o elenco do Flamengo em 1975, quando seu irmão caçula Zico já era o dono da camisa 10 no clube rubro-negro e havia ganhado o prêmio Bola de Ouro do ano anterior, mas a passagem pela Gávea frustrou Edu.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Edu conta que foi avisado logo em sua chegada pelo técnico Carlos Froner que teria de disputar posição com o irmão Zico e com isso acabou não tendo tantas chances de jogar quanto esperava e nem conseguiu firmar uma dupla com o caçula.

"Não vou dizer triste porque não tem tristeza, de pouca chance. Eu quando fui para o Flamengo foi uma troca, uma transação em que foram 4 jogadores do América de nível, os dois irmãos Luizinho e Caio, eu e Tadeu Ricci. Dos quatro, eu fui o que menos tive chance de jogar no Flamengo", conta Edu.

"Nessa altura do campeonato eu já estava com a 10 também no América, eu já não era mais aquele atacante de frente e isso pesou muito porque ele resolveu fazer com que eu disputasse posição com o Zico. Ele falou 'olha, você vai esperar sua oportunidade e eu só jogava no Flamengo quando o Zico era convocado ou quando eu entrava durante as partidas, segundo tempo, eu fui um banco, fui banco no Flamengo a maioria das partidas, então eu tenho 24 participações com a camisa do Flamengo, eu fiz 8 gols ainda, a maioria deles em amistosos", completa.

Sem poder atuar ao lado de Zico no Flamengo, Edu conta que Antunes foi o irmão com quem mais dividiu o campo quando atuou pelo América e de como ele era fominha nas jogadas construídas pelo mais velho.

"Eu não pude jogar com o Zico, o Antunes foi, de fato, o melhor companheiro que eu tive, porque ele me ajudava muito com a sua capacidade de pensar as jogadas, eu sabia de cor e salteado o que fazia, ele dizia assim, eu vinha de trás e metia uma tabela e ele falava assim 'quando você quer fazer o gol você dá o chute forte para eu te devolver, não é? E quando é o contrário, que eu te dou a bola, você faz uma jogada individual", finaliza Edu.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.